Uniplac - Graduação - Administração - Administração Estratégica - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Administração

ESTRUTURA CURRICULAR

Administração Par761/17 - EC4

PROFESSOR

Ciro Antonio Fernandes


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Administração Estratégica

0-18379

ES

4

80


EMENTA

Conceito e origens do pensamento estratégico. Planejamento estratégico: modelos e processos.

 


OBJETIVO GERAL

Proporcionar a compreensão sobre a importância da administração estratégica no ambiente organizacional, e do domínio e aplicação de ferramentas de gerenciamento e controle no processo de planejamento estratégico.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1.Dar ciência das origens e evolução da administração estratégica, bem como das principais linhas de pensamento estratégico. 2.Conceituar e identificar o planejamento estratégico como a ferramenta que dá início a administração estratégica. 3.Propiciar uma visão geral da metodologia de elaboração e implementação do planejamento estratégico através da sequência de suas fases ou etapas básicas. 4 Analisar a real situação da empresa quanto aos seus aspectos internos e externos, através do diagnóstico estratégico. 5.Analisar as necessidades do cliente e a concorrência a ponto de identificar os determinantes de sucesso no setor em que se encontra a empresa em análise. 6.Identificar tipos de recursos e de capacidades que a organização possui e entender o papel desses recursos e capacidades na construção de sua vantagem competitiva. 7.Definir os rumos da empresa, através do estabelecimento dos objetivos e dos propósitos que ela se impõe no sentido de cumprir a sua missão. 8.Estabelecer estratégias e políticas de acordo com o momento estratégico da empresa. 9.Identificar as políticas que a empresa vai adotar e que orientam a tomada de decisão do executivo. 10.Estruturar projetos que coloquem em prática a estratégia escolhida. 11.Apresentar aspectos que o executivo deverá considerar para a administração estratégica da sua empresa


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Unidade 1
Conceitos básicos, origens e tendências
1.1 – As origens, evolução e tendências da Administração Estratégica
1.2 – Administração estratégica e planejamento estratégico
1.2.1 - Ciclo PDCA
1.3 - Planejamento e estratégia
1.3.1 - Níveis e responsabilidades
1.3.2 - Importância, partes, tipos

8

2

Unidade 2
Mudanças Organizacionais
Estratégicas
2.1 – Tipos de mudança
2.2 – Administrador – agente de mudanças
2.3 – Implementando o PDCA Estratégico

6

3

Unidade 3
Etapas do Planejamento Estratégico – Visão Geral
3.1 – Identidade Organizacional
3.2 – Análise Situacional
3.3 – Desenvolvimento de Estratégias
3.4 – Sistema de Controle

6

4

Unidade 4
Identidade Organizacional
4.1 – Estabelecimento da Missão
4.2 – Levantamento dos Valores
4.3 – Estabelecimento da Visão
4.3.1 - Estabelecimento de objetivos, desafios e metas

12

5

Unidade 5
Análise Situacional – Diagnóstico Estratégico
6.1 Análise das forças competitivas
6.2 Análise do ambiente externo-ameaças e oportunidades
6.3 Análise do ambiente interno-fortalezas e fraquezas
6.4 – Matriz SWOT
6.5 – Diagnóstico Estratégico

24

6

Unidade 6
Desenvolvimento de estratégias
7.1 – Diretrizes anuais
7.2 – Escolha de estratégias conforme diagnóstico
7.2.1 – No nível corporacional
7.2.2 – No nível de negócios – Posicionamento Estratégico e Estratégias Competitivas de Porter
7.3 – Plano estratégico – 5W2H
7.3.1 – Projetos de melhoria

20

7

Unidade 7
Sistema de Controle
8.1 – Administração estratégica – Aspectos críticos
8.2 – Implementação da estratégia: o Papel do Líder
8.3 – Informação, acompanhamento e controle

4

 

TOTAL DE HORAS

80 h

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 16 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Trabalho de Iniciação ao Planejamento de Negócios.


Estratégias:Descrição das Estratégias: AEX – Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED – Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC – Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG – Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI – Trabalho Individual; VT – Visitas Técnicas.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

CONHECIMENTOS O aluno será avaliado por sua capacidade de assimilar, refletir e posicionar-se criticamente sobre os conteúdos da disciplina.

HABILIDADES

HABILIDADES O aluno será avaliado por sua habilidade em realizar leituras, refletir e posicionar-se sobre os temas propostos, bem como pela comunicação verbal e escrita.

ATITUDES

ATITUDES O aluno será avaliado pela assiduidade e pontualidade, pelo interesse e comprometimento no cumprimento das atividades individuais e em grupo, e por sua conduta nas relações interpessoal e grupal durante o processo de ensino-aprendizagem.

OUTRAS

OUTRAS Será observada a capacidade de visão sistêmica, crítica, e do saber ouvir do aluno.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

Todas

2.0

A definir

Avaliação de Conteúdo 1

1 a 4

3.00

A definir

Avaliação de Conteúdo 2

5 a 8

3.00

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

CERTO, Samuel C et al. Administração estratégica: planejamento e implantação de estratégias. 3. ed. São Paulo: Pearson Education, 2010. 321 p. ISBN 978-85-7605-812-0.

2

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia, práticas. 27. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 335 p. ISBN 978-85-224-5826-4.

3

HITT, Michael A; IRELAND, R. Duane; HOSKISSON, Robert E. Administração estratégica: competitividade e globalização: conceitos. 4. São Paulo: Cengage Learning, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788522127986.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

MINTZBERG, Henry; AHLSTRAND, Bruce; LAMPEL, Joseph. Safari da estratégia um roteiro pela selva do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2010. 1 recurso online. ISBN 9788577807437.

2

MONTGOMERY, Cynthia A.; PORTER, Michael E. (org.). Estratégia: a busca da vantagem competitiva. Rio de Janeiro: Campus, 1998. 501 p. ISBN 85-352-0295-1.

3

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Administração estratégica na prática: a competitividade para administrar o futuro das empresas. 8. São Paulo: Atlas, 2013. 1 recurso online. ISBN 9788522475612.

4

PEREIRA, Maurício Fernandes. Planejamento estratégico: teorias, modelos e processos. São Paulo: Atlas, 2010. 141 p. ISBN 978852245863-9.

5

PORTER, Michael E. Vantagem competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. 19. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2001. 512 p. ISBN 85-7001-558-5.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática