PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Administração |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Administração Par761/17 - EC4 |
PROFESSOR |
Ciro Antonio Fernandes |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Administração Estratégica |
0-18379 |
ES |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Conceito e origens do pensamento estratégico. Planejamento estratégico: modelos e processos. |
OBJETIVO GERAL |
Proporcionar a compreensão sobre a importância da administração estratégica no ambiente organizacional, e do domínio e aplicação de ferramentas de gerenciamento e controle no processo de planejamento estratégico. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1.Dar ciência das origens e evolução da administração estratégica, bem como das principais linhas de pensamento estratégico. 2.Conceituar e identificar o planejamento estratégico como a ferramenta que dá início a administração estratégica. 3.Propiciar uma visão geral da metodologia de elaboração e implementação do planejamento estratégico através da sequência de suas fases ou etapas básicas. 4 Analisar a real situação da empresa quanto aos seus aspectos internos e externos, através do diagnóstico estratégico. 5.Analisar as necessidades do cliente e a concorrência a ponto de identificar os determinantes de sucesso no setor em que se encontra a empresa em análise. 6.Identificar tipos de recursos e de capacidades que a organização possui e entender o papel desses recursos e capacidades na construção de sua vantagem competitiva. 7.Definir os rumos da empresa, através do estabelecimento dos objetivos e dos propósitos que ela se impõe no sentido de cumprir a sua missão. 8.Estabelecer estratégias e políticas de acordo com o momento estratégico da empresa. 9.Identificar as políticas que a empresa vai adotar e que orientam a tomada de decisão do executivo. 10.Estruturar projetos que coloquem em prática a estratégia escolhida. 11.Apresentar aspectos que o executivo deverá considerar para a administração estratégica da sua empresa |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Unidade 1 |
8 |
2 |
Unidade 2 |
6 |
3 |
Unidade 3 |
6 |
4 |
Unidade 4 |
12 |
5 |
Unidade 5 |
24 |
6 |
Unidade 6 |
20 |
7 |
Unidade 7 |
4 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 16 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Trabalho de Iniciação ao Planejamento de Negócios. |
Estratégias:Descrição das Estratégias: AEX – Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED – Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC – Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG – Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI – Trabalho Individual; VT – Visitas Técnicas. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
CONHECIMENTOS O aluno será avaliado por sua capacidade de assimilar, refletir e posicionar-se criticamente sobre os conteúdos da disciplina. |
|||||||||||
HABILIDADES |
HABILIDADES O aluno será avaliado por sua habilidade em realizar leituras, refletir e posicionar-se sobre os temas propostos, bem como pela comunicação verbal e escrita. |
|||||||||||
ATITUDES |
ATITUDES O aluno será avaliado pela assiduidade e pontualidade, pelo interesse e comprometimento no cumprimento das atividades individuais e em grupo, e por sua conduta nas relações interpessoal e grupal durante o processo de ensino-aprendizagem. |
|||||||||||
OUTRAS |
OUTRAS Será observada a capacidade de visão sistêmica, crítica, e do saber ouvir do aluno. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa |
Todas |
|
|
|
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação de Conteúdo 1 |
1 a 4 |
|
|
|
3.00 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação de Conteúdo 2 |
5 a 8 |
|
|
|
3.00 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
CERTO, Samuel C et al. Administração estratégica: planejamento e implantação de estratégias. 3. ed. São Paulo: Pearson Education, 2010. 321 p. ISBN 978-85-7605-812-0. |
|||||||||||
2 |
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia, práticas. 27. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 335 p. ISBN 978-85-224-5826-4. |
|||||||||||
3 |
HITT, Michael A; IRELAND, R. Duane; HOSKISSON, Robert E. Administração estratégica: competitividade e globalização: conceitos. 4. São Paulo: Cengage Learning, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788522127986. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
MINTZBERG, Henry; AHLSTRAND, Bruce; LAMPEL, Joseph. Safari da estratégia um roteiro pela selva do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2010. 1 recurso online. ISBN 9788577807437. |
|||||||||||
2 |
MONTGOMERY, Cynthia A.; PORTER, Michael E. (org.). Estratégia: a busca da vantagem competitiva. Rio de Janeiro: Campus, 1998. 501 p. ISBN 85-352-0295-1. |
|||||||||||
3 |
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Administração estratégica na prática: a competitividade para administrar o futuro das empresas. 8. São Paulo: Atlas, 2013. 1 recurso online. ISBN 9788522475612. |
|||||||||||
4 |
PEREIRA, Maurício Fernandes. Planejamento estratégico: teorias, modelos e processos. São Paulo: Atlas, 2010. 141 p. ISBN 978852245863-9. |
|||||||||||
5 |
PORTER, Michael E. Vantagem competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. 19. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2001. 512 p. ISBN 85-7001-558-5. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |