PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Administração |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Administração Par761/17 - EC4 |
PROFESSOR |
Ciro Antonio Fernandes |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Teoria Geral da Administração II |
0-18384 |
ES |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Abordagens da administração: comportamental; sistêmica e contingencial. Administração contemporânea e tendências. |
OBJETIVO GERAL |
Proporcionar uma ampla visão da administração em seu processo de formação, constituição e evolução, e apresentar os princípios, conceitos e definições das diversas correntes do pensamento administrativo no campo das organizações. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Possibilitar ao aluno identificar as práticas atuais relacionadas ao comportamento organizacional; como se dá o desenvolvimento organizacional e suas causas; enxergar a organização como um sistema e como suas partes se relacionam entre si; compreender como a estrutura organizacional responde às contingências do ambiente e as Tendências Atuais dos estudos em administração como a Gestão do Conhecimento e a Gestão por competência. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Apresentação e discussão do plano de ensino. Síntese da TGA I. |
2 |
2 |
Abordagem Comportamental da Administração: Teoria Comportamental da Administração: Origens. Novas Proposições Sobre a Motivação Humana. Hierarquia das Necessidades 2º Maslow. Abordagem de McGregor: Estilos de Administração (Teoria “X” e Teoria “Y”). Tipos de Supervisão e Sistemas de Organização 2º Likert. Processo Decisório. A Organização como um Sistema de Decisões. Teoria da Decisão. O Homem Administrativo. |
8 |
3 |
Teoria do Desenvolvimento Organizacional: Origens. As Mudanças e a Organização. O Que é Desenvolvimento Organizacional. O processo de D.O. Modelos de D.O. Apreciação Crítica do D.O. |
6 |
4 |
Teoria Geral de Sistemas: Tem por objetivo uma análise da natureza dos sistemas e da interrelação entre eles em diferentes espaços, assim como a interrelação de suas partes. Ela ainda analisa as leis fundamentais dos sistemas. |
2 |
5 |
Teoria dos Jogos: Teoria matemática criada para se modelar fenômenos que podem ser observados quando dois ou mais “agentes de decisão” interagem entre si. Ela fornece a linguagem para a descrição de processos de decisão conscientes e objetivos envolvendo mais do que um indivíduo. |
4 |
6 |
Abordagem Contingencial da Administração: Explica a existência de uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização. A gestão de pessoas passa a ser área contingencial e situacional. |
4 |
7 |
Gestão do Conhecimento e Gestão por Competência: |
6 |
8 |
A função de direção (poder, autoridade, liderança, comunicação e tomada de decisão): |
4 |
|
TOTAL DE HORAS |
36 h |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 8 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Trabalho de Iniciação ao Planejamento de Negócios. |
Estratégias:*Descrição das Estratégias: AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
O aluno será avaliado por sua capacidade de assimilar, refletir e posicionar-se criticamente sobre os conteúdos da disciplina. |
|||||||||||
HABILIDADES |
O aluno será avaliado por sua habilidade em realizar leituras, refletir e posicionar-se sobre os temas propostos, bem como pela comunicação verbal e escrita. |
|||||||||||
ATITUDES |
O aluno será avaliado pela assiduidade e pontualidade, pelo interesse e comprometimento no cumprimento das atividades individuais e em grupo, e por sua conduta nas relações interpessoal e grupal durante o processo de ensino-aprendizagem |
|||||||||||
OUTRAS |
Será observada a capacidade de visão sistêmica, de crítica, e do saber ouvir do aluno. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação de Conteúdo 1 |
1 a 4 |
|
|
|
5.00 |
26/09/2024 |
|
|
||||
Avaliação de Conteúdo 2 |
9 a 13 |
|
|
|
5.00 |
07/11/2024 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 7. ed.rev.atual. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. 633 p. ISBN 8535213481. |
|||||||||||
2 |
MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 491 p. |
|||||||||||
3 |
ROBBINS, Stephen R. Administração: mudanças e perspectivas. São Paulo: Editora Saraiva, 2000. 524 p. 22435 ISBN 8502030094 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
BERTALANFFY, Ludwig Von. Teoria geral dos sistemas. 2.ed. Petrópolis: Editora Vozes, 1975. 351 p.:il (Teoria De Sistemas) 7097 |
|||||||||||
2 |
KWASNICKA, Eunice Lacava. Introdução à administração. 6ª. São Paulo: Atlas, 2012. 1 recurso online. ISBN 9788522477890. |
|||||||||||
3 |
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Introdução à administração: edição compacta. São Paulo: Atlas, 2009. 1 recurso online. ISBN 9788522473069. |
|||||||||||
4 |
MOTTA, Paulo Roberto. Gestão contemporânea: a ciência e a arte de ser dirigente. 15.ed. Rio de Janeiro: Dist. Record De Serviços De Imprensa S.a., 2004. 255 p. ISBN 8501037869 |
|||||||||||
5 |
SILVA, Reinaldo O. da. Teorias da administração. São Paulo: Enio Matheus Guazzelli & Cia. Ltda, 2001. 523 p. 22540 ISBN 8522102341 |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |