Uniplac - Graduação - Administração - Teoria Geral da Administração II - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Administração

ESTRUTURA CURRICULAR

Administração Par761/17 - EC4

PROFESSOR

Ciro Antonio Fernandes


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Teoria Geral da Administração II

0-18384

ES

2

40


EMENTA

Abordagens da administração: comportamental; sistêmica e contingencial. Administração contemporânea e tendências.

 


OBJETIVO GERAL

Proporcionar uma ampla visão da administração em seu processo de formação, constituição e evolução, e apresentar os princípios, conceitos e definições das diversas correntes do pensamento administrativo no campo das organizações.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Possibilitar ao aluno identificar as práticas atuais relacionadas ao comportamento organizacional; como se dá o desenvolvimento organizacional e suas causas; enxergar a organização como um sistema e como suas partes se relacionam entre si; compreender como a estrutura organizacional responde às contingências do ambiente e as Tendências Atuais dos estudos em administração como a Gestão do Conhecimento e a Gestão por competência.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Apresentação e discussão do plano de ensino. Síntese da TGA I.

2

2

Abordagem Comportamental da Administração: Teoria Comportamental da Administração: Origens. Novas Proposições Sobre a Motivação Humana. Hierarquia das Necessidades 2º Maslow. Abordagem de McGregor: Estilos de Administração (Teoria “X” e Teoria “Y”). Tipos de Supervisão e Sistemas de Organização 2º Likert. Processo Decisório. A Organização como um Sistema de Decisões. Teoria da Decisão. O Homem Administrativo.

8

3

Teoria do Desenvolvimento Organizacional: Origens. As Mudanças e a Organização. O Que é Desenvolvimento Organizacional. O processo de D.O. Modelos de D.O. Apreciação Crítica do D.O.

6

4

Teoria Geral de Sistemas: Tem por objetivo uma análise da natureza dos sistemas e da interrelação entre eles em diferentes espaços, assim como a interrelação de suas partes. Ela ainda analisa as leis fundamentais dos sistemas.

2

5

Teoria dos Jogos: Teoria matemática criada para se modelar fenômenos que podem ser observados quando dois ou mais “agentes de decisão” interagem entre si. Ela fornece a linguagem para a descrição de processos de decisão conscientes e objetivos envolvendo mais do que um indivíduo.

4

6

Abordagem Contingencial da Administração: Explica a existência de uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização. A gestão de pessoas passa a ser área contingencial e situacional.

4

7

Gestão do Conhecimento e Gestão por Competência:
- A Gestão do Conhecimento, do inglês KM - knowledge management, é o conjunto de tecnologias e processos cujo objetivo é apoiar a criação, a transferência e a aplicação do conhecimento nas organizações.
- A Gestão de Competências busca motivar as pessoas para obterem as competências profissionais requeridas pelas empresas, com o propósito de aprimorar a competência organizacional e aumentar sua competitividade no mercado. Assim, a competência seria entendida como um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes (individual), e também como um saber, como por exemplo saber fazer alguma atividade de maneira correta.

6

8

A função de direção (poder, autoridade, liderança, comunicação e tomada de decisão):
- Diferentes formas de poder, autoridade e de liderança
- Processo de tomada de decisão
- A função direção frente ao contexto atual

4

 

TOTAL DE HORAS

36 h

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 8 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Trabalho de Iniciação ao Planejamento de Negócios.


Estratégias:*Descrição das Estratégias: AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

O aluno será avaliado por sua capacidade de assimilar, refletir e posicionar-se criticamente sobre os conteúdos da disciplina.

HABILIDADES

O aluno será avaliado por sua habilidade em realizar leituras, refletir e posicionar-se sobre os temas propostos, bem como pela comunicação verbal e escrita.

ATITUDES

O aluno será avaliado pela assiduidade e pontualidade, pelo interesse e comprometimento no cumprimento das atividades individuais e em grupo, e por sua conduta nas relações interpessoal e grupal durante o processo de ensino-aprendizagem

OUTRAS

Será observada a capacidade de visão sistêmica, de crítica, e do saber ouvir do aluno.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação de Conteúdo 1

1 a 4

5.00

26/09/2024

Avaliação de Conteúdo 2

9 a 13

5.00

07/11/2024


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 7. ed.rev.atual. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. 633 p. ISBN 8535213481.

2

MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 491 p.

3

ROBBINS, Stephen R. Administração: mudanças e perspectivas. São Paulo: Editora Saraiva, 2000. 524 p. 22435 ISBN 8502030094


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BERTALANFFY, Ludwig Von. Teoria geral dos sistemas. 2.ed. Petrópolis: Editora Vozes, 1975. 351 p.:il (Teoria De Sistemas) 7097

2

KWASNICKA, Eunice Lacava. Introdução à administração. 6ª. São Paulo: Atlas, 2012. 1 recurso online. ISBN 9788522477890.

3

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Introdução à administração: edição compacta. São Paulo: Atlas, 2009. 1 recurso online. ISBN 9788522473069.

4

MOTTA, Paulo Roberto. Gestão contemporânea: a ciência e a arte de ser dirigente. 15.ed. Rio de Janeiro: Dist. Record De Serviços De Imprensa S.a., 2004. 255 p. ISBN 8501037869

5

SILVA, Reinaldo O. da. Teorias da administração. São Paulo: Enio Matheus Guazzelli & Cia. Ltda, 2001. 523 p. 22540 ISBN 8522102341

obs:

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