PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Biomedicina |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Biomedicina Par039/22 |
PROFESSOR |
Neusa Maria Sens de Barros |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Matemática |
0-19110 |
ES |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Revisão de álgebra. Produtos notáveis. Fatoração. Grandezas proporcionais e procentagens. Equações e sistemas de 1º e 2º graus. Funções: linear e quadrática. Análise combinatória. Noções de lógica de matemática. |
OBJETIVO GERAL |
Preparar o acadêmico para o uso dos fundamentos da Matemática e sua empregabilidade nas disciplinas específicas do curso de Biomedicina. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Recordar os princípios algébricos e operações fundamentais. - Desenvolver os produtos notáveis mais usuais. - Fatorar expressões algébricas e empregá-las nas simplificações de frações algébricas. - Empregar grandezas direta e inversamente proporcionais na resolução de problemas. - Conceituar porcentagens e empregar na resolução de problemas. - Resolver equações e sistemas de equações do 1º e do 2º graus. - Definir função linear e função quadrática e sua empregabilidade. - Resolver problemas envolvendo os conceitos de análise combinatória. - Utilizar as noções de lógica matemática na resolução de problemas. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
-Expressões algébricas: Revisão das 6 operações fundamentais nos Reais. |
15 |
2 |
- Grandezas direta e inversamente proporcionais |
15 |
3 |
- Funções linear e quadrática |
10 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 07 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse. |
Estratégias:Aula expositiva e dialogada. Slides Exercícios em equipe. Lista de exercícios. Vídeos |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Solução de exercícios em classe e extraclasse. Conhecer fórmulas, regra e conceitos para ser aplicado em problemas reais. Aplicação dos conhecimentos adquiridos em questões apresentadas nas avaliações. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Utilização correta dos conceitos e dos conteúdos afins já estudados. Capacidade de interpretar problemas reais envolvendo situações da Biomedicina. Resolução correta das questões apresentadas em exercícios e avaliações. |
|||||||||||
ATITUDES |
Interesse, criatividade, participação e envolvimento com a disciplina. Assiduidade, respeito e ordem. Interação e compromisso nas atividades coletivas em sala. |
|||||||||||
OUTRAS |
Participação em palestras e eventos promovidos pelo curso. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa |
|
|
|
|
1.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 1 (Capítulo 1) |
|
x |
x |
x |
3.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 2 (Capítulo 2) |
|
x |
x |
x |
3.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 3 (Capítulo 3) |
|
x |
x |
x |
3.0 |
A definir |
x |
A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
CAMPBELL, June M. - Campbell, Joe B. MATEMÁTICA DE LABORATÓRIO - APLICAÇÕES MÉDICAS E BIOLÓGICAS. 3. Editora Roca Ltda. 1995 ISBN 8500004843 |
|||||||||||
2 |
DANTE, Luiz Roberto. Matemática: contexto e aplicações. 2. ed. 4. imp. São Paulo: Ática, 2001. v. 2, 526 p. ISBN 8508073054. |
|||||||||||
3 |
PAIVA, Manoel. Matemática Paiva. São Paulo: Moderna, 2009. v. 3, 96 p. ISBN 978-85-16-06369-6. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
KIME, Linda Almgren. Álgebra na universidade um curso pré-cálculo. 5. Rio de Janeiro LTC 2013. |
|||||||||||
2 |
BOAVENTURA NETTO, Paulo Oswaldo. Grafos: introdução e prática. São Paulo: Blucher, 2009. 151p. Número de chamada: 511.5 B662g |
|||||||||||
3 |
UTYAMA, I. Keiko A.; OHNISHI, Mitsuko; MUSSI, Nair Miyamoto; SATO, Hissae. Matemática aplicada à enfermagem: cálculo de dosagens. São Paulo:Editora Atheneu, 2003. Número de chamada: 610.730692 M42 |
|||||||||||
4 |
SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez. Matemática: ensino médio. 4.ed.reform.São Paulo: Editora Saraiva, 2005. Número de chamada: 372.7 S666m |
|||||||||||
5 |
BATSCHELET, Edward. Introdução a matemática para biocientistas/ E. Batschelet: tradução de Vera Maria Abud Pacífico da Silva e Junia Maria Penteado de Araújo Quilete; revisão técnica de Guilherme M. de La Penha – Rio de Janeiro: Interciência; São Paulo: Ed. Da Universidade de São Paulo, 1978. Número de chamada: 510.24574 B328i |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |