PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Biomedicina |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Biomedicina Par764/17 |
PROFESSOR |
Fernanda Novi Cortegoso Lopes |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Biofísica |
0-18525 |
ES |
2 |
40 |
EMENTA |
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Introdução ao estudo da Biofísica. Estruturas orgânicas especializadas. Dispersões. Biofísica da água e coloides. Fenômenos de superfície. Soluções tampão e pH. Transporte ativo e propriedades elétricas. Radiações eletromagnéticas. |
OBJETIVO GERAL |
Obter conhecimento básico de Biofísica estudando fenômenos biológicos através da Física, química e da matemática. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1. Resolver os problemas simples, aplicados a Biofísica; 2. Aprender a respeito das principais estruturas moleculares orgânicas de modo que seja possível relacionar com os estudos em Bioquímica; 3. Conhecer a importância e a composição da água na Biofísica de Sistemas Biológicos; 4. Entender a influência nas alterações de pH nos sistemas biológicos e a função dos tampões; 5. Compreender como os processos físico químicos e fisiológicos que ocorrem nas células; 6. Obter conhecimentos básicos da biofísica da circulação, respiração; 7. Possuir conhecimentos básicos a respeito de Radioatividade e seus efeitos no ser humano. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Introdução à Biofísica; Conceitos de Biofísica; as grandezas fundamentais e derivadas. |
2 |
3 |
Soluções; suspensões |
2 |
4 |
Difusão; osmose e tônus. |
2 |
5 |
Membranas biológicas; transporte através da membrana. |
2 |
5 |
Avaliação |
2 |
6 |
Soluções tampão; pH / Membrana biológica |
2 |
7 |
Avaliação II |
2 |
9 |
Dinâmica dos fluidos; pressão hidrostática - modelo sanguíneo; densidade; viscosidade; capilaridade |
2 |
10 |
Pressão no interior da bolha – modelo respiratório; tensão superficial; escoamento e número de Reynolds |
2 |
10 |
Radioatividade; espectro eletromagnético; onda; radiação; radiação nuclear; decaimento e atividade radioativa / Avaliação III |
2 |
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TOTAL DE HORAS |
20 h |
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Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Compreensão dos mecanismos fisiológicos na visão da biofísica, capacidade de calcular os principais conceitos estudados. |
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HABILIDADES |
Ao final do conteúdo o aluno deverá conhecer os principais conceitos de biofísica importantes na Biomedicina e desenvolvê-los para elucidar a compreensão. |
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ATITUDES |
Participação, assiduidade, atenção, interesse, iniciativa. |
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OUTRAS |
Participação em aula, exercícios e Avaliações teóricas. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação I |
|
x |
x |
x |
3 |
A definir |
x |
A definir |
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Avaliação II |
|
x |
x |
x |
3 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação III |
|
x |
x |
x |
4 |
A definir |
|
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|
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|
|
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
HENEINE, Ibrahim Felippe. Biofísica Básica. 2.ed. São Paulo: Editora Atheneu, 2010. 391p. ISBN 97888573791225 |
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2 |
OKUNO, Emico; CALDAS, Iberê Luiz; CHOW, Cecil. Física para ciências biológicas e biomédicas. São Paulo: Harbra, 1986. 490 p. |
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3 |
GARCIA, Eduardo Alfonso Cadavid. Biofísica. São Paulo: Sarvier, 2002. 382 p. ISBN 8573780819 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos de física 4: ótica e física moderna. 4. ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos E Científicos Editora S. A, 1995. 354 p. ISBN 852161071-8 |
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2 |
TIPLER, Paul Allen; MOSCA, Gene. Física para cientistas e engenheiros, V.1: mecânica, oscilações e ondas, termodinâmica. 6. Rio de Janeiro: LTC, 2009. 1 recurso online. ISBN 978-85-216-2618-3. |
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3 |
GUYTON. Fisiologia. 12º. 2012 |
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4 |
AIRES, Margarida de Mello. Fisiologia básica. Rio de Janeiro: Guanabara, 1988. 564 p. |
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5 |
PRANDO, Adilson. Fundamentos de radiologia e diagnóstico por imagem. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. 809p. ISBN 9788535224368 |
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obs:A avaliação NÃO SERÁ ACEITA APÓS O PRAZO ESTIPULADO ENTRE AS PARTES, divulgado no plano de ensino na primeira aula. Cabe ao aluno inteirar-se das atividades efetuadas. Avaliações não realizadas pelos acadêmicos nas datas pactuadas em classe deverão seguir os trâmites da universidade para solicitação de prova fora de prazo. Avaliações fora de prazo serão realizadas ao fim do semestre, com data a ser estabelecida pelo docente. |
Para a atenticação do plano de ensino |