PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Direito |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Direito Not Par768/17 |
PROFESSOR |
Pablo Adriano Antunes |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Direito Previdenciário |
0-17969 |
ES |
2 |
40 |
EMENTA |
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Seguridade social. Previdência Social. Assistência social. Saúde. Acidentes do trabalho. Direito processual previdenciário: procedimento administrativo e judicial. |
OBJETIVO GERAL |
Preparar para o conhecimento do sistema de seguridade social brasileiro. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1) Possibilitar o entendimento dos princípios que regem a Previdência e Assistência Social no Brasil, com foco na Constituição Federal; 2) Apresentar a origem e a evolução histórica da previdência social no Brasil; 3) Apresentar os serviços e benefícios oferecidos aos segurados do Regime Geral de Previdência Social; 4) Apresentar a assistência social com foco no Benefício de Prestação Continuada; 5) Demonstrar as diversas formas de contribuição no RGPS; 6) Demonstrar o processo eletrônico previdenciário, especialmente no plano da Justiça Federal (e-Proc). |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Introdução ao Direito Previdenciário. Considerações sobre a história da previdência social. Seguridade Social: Saúde, Assistência Social e Previdência |
4 |
2 |
Regimes previdenciários, Regimes próprios de Previdência Social, Regime Geral da Previdência Social. |
6 |
3 |
Plano de custeio da Previdência Social (RGPS), Contribuições sociais. |
2 |
4 |
Plano de benefícios do Regime Geral de Previdência Social. |
16 |
5 |
Procedimento administrativo e judicial em matéria previdenciária. Apresentação do Processo Eletrônico no âmbito previdenciário. |
4 |
6 |
Avaliações e Atividades |
8 |
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TOTAL DE HORAS |
40 h |
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Estratégias:Aula expositiva dialogada; Aula com Recursos Multimídia; Dramatização; Estudo de Caso; Exercício de Fixação; Simulação. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Avaliações individuais utilizando plataformas digitais se necessário. Exercícios individuais para tomada de decisão e discussão para debater os resultados. |
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HABILIDADES |
Será avaliada a capacidade de desenvolvimento para a aplicação das informações na resolução de problemáticas a partir das informações adquiridas. |
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ATITUDES |
Participação e assiduidade. |
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OUTRAS |
Conversas paralelas em sala de aula serão consideradas como ponto negativo na avaliação final. Serão aplicadas provas escritas, exercícios e trabalhos. As datas de avaliação poderão sofrer alterações. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação 1 |
|
x |
x |
x |
5 |
A definir |
x |
A definir |
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Avaliação 2 |
|
x |
x |
x |
5 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
CASTRO, Carlos Alberto Pereira de; LAZZARI, João Batista. Manual do direito previdenciário. 21. ed. São Paulo: Editora Gen, 2018. 290 p. ISBN 9788530980467. |
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2 |
MARISA FERREIRA DOS SANTOS. Direito Previdenciário Esquematizado - Coleção Esquematizado. 4. Editora Saraiva 2014 |
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3 |
VIANNA, João Ernesto Aragonés. Direito previdenciário. 8. São Paulo: Atlas, 2022. 1 recurso online. ISBN 9788597024029. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
GOES, Hugo. Manual de direito previdenciário. 17. Rio de Janeiro: Método, 2022. 1 recurso online. ISBN 9786559645305. |
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2 |
STUCHI, Victor. Comentários sobre a nova Previdência. Rio de Janeiro: Método, 2020. 1 recurso online. ISBN 9788530991371. |
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3 |
AGOSTINHO, Theodoro. Manual de direito previdenciário. São Paulo: Saraiva, 2020. 1 recurso online. ISBN 9786555592399. |
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4 |
SANTOS, Marisa. Previdência social: saiba mais sobre as regras e benefícios. São Paulo: Expressa, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786555598407. |
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5 |
MARTINEZ, Luciano. Reforma da previdência: Emenda Constitucional n. 103, de 12 de novembro de 2019: entenda o que mudou. São Paulo: Saraiva, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788553616800. |
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obs:MISSÃO A missão do Curso de Direito da Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC é promover a formação técnico-jurídica generalista, humanista e ética do profissional do Direito para o exercício da advocacia, da magistratura, do Ministério Público e das demais carreiras públicas, além da atuação em consultorias e outras atividades correlatas. As políticas específicas contemplam, além do necessário cabedal pedagógico, o conhecimento técnico-dogmático que proporcione ao aluno uma forte base que o habilite a identificar, prevenir e buscar soluções, de maneira crítica, responsável e criativa, para os problemas jurídicos de sua realidade. PERFIL PROFISSIOGRÁFICO O bacharel em direito da UNIPLAC deverá estar apoiado em sólida formação geral, humanista e axiológica, em razão do referencial teórico acumulado no decorrer do curso, apresentando capacidade de análise, domínio de conceitos e da terminologia jurídica, adequada argumentação, interpretação e valoração dos fenômenos jurídicos e sociais, aliada a uma postura reflexiva e de visão crítica que fomente a capacidade e a aptidão para a aprendizagem autônoma e dinâmica, indispensável ao exercício da Ciência do Direito, da prestação da justiça e do desenvolvimento da cidadania. Deverá ter a consciência da atualização profissional permanente por meio do processo de educação continuada. |
Para a atenticação do plano de ensino |