PLANO DE ENSINO | 2024/2 |
CURSO | Educação Física |
ESTRUTURA CURRICULAR | Educação Física - Bach./Licenc Par062/22 |
PROFESSOR | Andreia Munalli Pereira Borssatto |
DISCIPLINA | ||||
Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
Recreação (Estudo Dirigido) | 0-17603 | 2º | 4 | 18 |
EMENTA |
Recreação e lazer nos diferentes campos de atuação. Elaboração de Projetos e organização de eventos. |
OBJETIVO GERAL |
Aplicar conhecimentos teórico-práticos sobre recreação nas diferentes faixas etárias e para os diferentes públicos, incentivando a visão crítica e a postura atuante dos acadêmicos, bem como, promover condições de reflexão e desenvolvimento de atividades dessa natureza nos campos de intervenção do Bacharel em Educação Física |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1. Conhecer a história da Recreação. 2. Sistematizar aspectos metodológicos da Recreação. 3. Estudar os conceitos de jogo, brinquedos e brincadeiras a partir de seus aspectos históricos e sociais. 4. Classificar as atividades recreativas. 5. Desenvolver recursos pedagógicos para o trato com o jogo e brincadeira nos campos de atuação da Educação Física. 6. Identificar os contextos de intervenção profissional; 7. Demostrar conhecimentos sobre as diferentes atividades da recreação; 8. Adquirir conhecimentos referentes à organização de eventos e elaboração de projetos recreativos; 9. Oportunizar o planejamento e gerenciamento de atividade com jogos e brincadeiras envolvendo a comunidade e coadunando com o processo de formação profissional que envolve o fazer o pensar sobre o fazer. 10. Demonstrar atitudes positivas em relação ao meio escolhido para a execução do projeto de atividades da recreação. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | ||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. |
1 | Evolução histórica e conceitos da Recreação | 1h/aula |
2 | Conceitos e Elementos de Recreação 2.1. Objetivos; Características da Recreação; 2.2. Classificação das atividades recreativas... | 4 h/aulas |
3 | Metodologias de Recreação 3.1. Didática da recreação 3.2. Recreação para diferentes públicos e faixas etárias | 4 h/aulas |
4 | Recreação e lazer nos diferentes campos de atuação profissional 4.1. Escolas 4.2. Clubes 4.3. Parques 4.4. Hotéis, Resorts e afins 4.5. Meios de transporte 4.6. Hospitais 4.7. Asilos 4.8. Outros | 2 h/aulas |
5 | Atividades recreativas 5.1. Jogos 5.2. Brincadeiras; 5.3. Brinquedos cantados e cantigas; 5.4. Atividades expressivas; 5.5. Esportes; 5.6. Atividades com materiais alternativos, 5.7. Brinquedos. | 3 h/aulas |
6 | Recreação e lazer para populações especiais 2.1. Idosos 2.2. Gestantes 2.3. Pessoas com deficiência – PCD’s 2.4. Bebês | 2 h/aulas |
7 | Eventos recreativos 3.1. Aniversário 3.2. Datas comemorativas 3.3. Gincana 3.4. Torneios 3.5. Colônia de férias; 3.6. Festas | 2 h/aulas |
| TOTAL DE HORAS | 18 h |
|
|
Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | |||||||||
CONHECIMENTOS | Apropriação do conhecimento apresentado a partir da explanação dos temas/conteúdos a serem trabalhados durante o semestre. | ||||||||
HABILIDADES | Apresentação de ações pedagógicas de acordo com as necessidades profissionais. Apresentação das atividades teórico/práticos, com informações significativas para o grupo, com postura corporal, entonação de voz e utilização de termos técnicos de acordo com a exigência da disciplina e de um curso de formação profissional. | ||||||||
ATITUDES | Capacidade de análise, compreensão, síntese e aplicabilidade dos conteúdos do programa. Pontualidade, assiduidade (ausências justificadas), responsabilidade, participação ativa no desenvolvimento das atividades da disciplina, desuso de celulares e demais eletrônicos durante as aulas, apresentação/entrega das atividades ou trabalhos nos prazos previstos, postura ética nas aulas, frente aos colegas e professor condizentes com o espaço universitário e com o curso de formação de professores, participação dinâmica nas atividades práticas fazendo uso do uniforme do curso (e demais roupas/acessórios necessários). | ||||||||
OUTRAS | Será considerado para efeito de aprovação o desenvolvimento do aluno o carácter qualitativo, priorizando o processo e não o fim, tendo por base o seu conhecimento inicial e o processo de avanço, demonstrando condições básicas em desenvolver o trabalho em seus diversos campos de atuação. Para efeitos de reprovação a frequência deverá ser inferior a 75% | ||||||||
DATAS PREVISTAS | |||||||||
Avaliação | Unidades | C | H | A | Valor | Data | Recuperação | ||
Sim | Data | ||||||||
Integrativa - Avaliação 01 | Todas |
|
|
| 2.0 | A definir |
|
| |
Avaliação 02 | a definir |
|
|
|
| A definir |
|
| |
Avaliação 03 | a definir |
|
|
|
| A definir |
|
| |
Avaliação 04 | a definir |
|
|
|
| A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA | |
1 | DIAS, Cleber; ISAYAMA, Hélder Ferreira. Organização de atividades de lazer e recreação. São Paulo: Erica, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788536513317. |
2 | RIBEIRO, Olívia Cristina Ferreira. Lazer e recreação. São Paulo: Erica, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788536521848. |
3 | TAKATSU, Mayra Mika. Jogos de recreação. São Paulo: Cengage Learning, 2015. 1 recurso online. ISBN 9788522122486. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | |
1 | BRUSTOLIN, Gisela Maria; LOPES, Carolina Gontijo. Técnicas e práticas de lazer. São Paulo: Erica, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788536521893. |
2 | CAVALLARI, Vania Maria. Recreação em ação. 2.ed.rev.atual. e ampl. São Paulo: Icone Editora, 2011. ISBN 9788527408723. |
3 | GALVÃO, André Luiz Braun; SILVA, Giszele Cristiane da. Serviços logísticos: organização e montagem de eventos. São Paulo: Erica, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788536511023. |
4 | MARCELLINO, Nelson Carvalho. Lazer e educação. 6.ed. São Paulo: M.r. Cornacchia & Cia. Ltda, 2000. 164 p. (Coleção Fazer/lazer) 20383 ISBN 853080351-5 |
5 | WAICHMAN, Pablo; GALLARDO, Jorge Peres. Tempo livre e recreação: um desafio pedagógico. 4. ed. São Paulo: M.r. Cornacchia & Cia. Ltda, 2003. 158 p. (Coleção Fazer/lazer) ISBN 853080482-1 |
6 | FERREIRA, Vanja. Educação física: recreação, jogos e desportos. Rio de Janeiro: Editora Sprint Ltda, 2010. 80 p. ISBN 8573322322. |
7 | MATIAS, Marlene (org.). Planejamento, organização e sustentabilidade em eventos: culturais, sociais e esportivos. Barueri: Manole, 2011. 1 recurso online. ISBN 9788520449035. |
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |