Uniplac - Graduação - Educação Física - Recreação - Plano de Ensino





 

PLANO DE ENSINO

2024/2

 

CURSO

Educação Física

ESTRUTURA CURRICULAR

Educação Física - Bach./Licenc Par062/22

PROFESSOR

Andreia Munalli Pereira Borssatto

 

DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Recreação  (Estudo Dirigido)

0-17603

4

18

 

EMENTA

Recreação e lazer nos diferentes campos de atuação. Elaboração de Projetos e organização de eventos.

 

OBJETIVO GERAL

Aplicar conhecimentos teórico-práticos sobre recreação nas diferentes faixas etárias e para os diferentes públicos, incentivando a visão crítica e a postura atuante dos acadêmicos, bem como, promover condições de reflexão e desenvolvimento de atividades dessa natureza nos campos de intervenção do Bacharel em Educação Física

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

    1.    Conhecer a história da Recreação.

    2. Sistematizar aspectos metodológicos da Recreação.

    3. Estudar os conceitos de jogo, brinquedos e brincadeiras a partir de seus aspectos históricos e sociais.

    4. Classificar as atividades recreativas.

    5. Desenvolver recursos pedagógicos para o trato com o jogo e brincadeira nos campos de atuação da Educação Física.

    6. Identificar os contextos de intervenção profissional;

    7. Demostrar conhecimentos sobre as diferentes atividades da recreação;

    8. Adquirir conhecimentos referentes à organização de eventos e elaboração de projetos recreativos;

    9. Oportunizar o planejamento e gerenciamento de atividade com jogos e brincadeiras envolvendo a comunidade  e coadunando com o processo de formação profissional que envolve o fazer o pensar sobre o fazer.

    10. Demonstrar atitudes positivas em relação ao meio escolhido para a execução do projeto de atividades da recreação.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Evolução histórica e conceitos da Recreação

1h/aula

2

Conceitos e Elementos de Recreação

2.1. Objetivos; Características da Recreação;

2.2. Classificação das atividades recreativas...

4 h/aulas

3

Metodologias de Recreação

3.1. Didática da recreação

3.2. Recreação para diferentes públicos e faixas etárias

4 h/aulas

4

Recreação e lazer nos diferentes campos de atuação profissional

4.1. Escolas

4.2. Clubes

4.3. Parques

4.4. Hotéis, Resorts e afins

4.5. Meios de transporte

4.6. Hospitais

4.7. Asilos

4.8. Outros

2 h/aulas

5

Atividades recreativas

5.1. Jogos

5.2. Brincadeiras;

5.3. Brinquedos cantados e cantigas;

5.4. Atividades expressivas;

5.5. Esportes;

5.6. Atividades com materiais alternativos,

5.7. Brinquedos.

3 h/aulas

6

Recreação e lazer para populações especiais

2.1. Idosos

2.2. Gestantes

2.3. Pessoas com deficiência – PCD’s

2.4. Bebês

2 h/aulas

7

Eventos recreativos

3.1. Aniversário

3.2. Datas comemorativas

3.3. Gincana

3.4. Torneios

3.5. Colônia de férias;

3.6. Festas

2 h/aulas

 

TOTAL DE HORAS

18 h

 

 

 

Estratégias:

 

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Apropriação do conhecimento apresentado a partir da explanação dos temas/conteúdos a serem trabalhados durante o semestre.

HABILIDADES

Apresentação de ações pedagógicas de acordo com as necessidades profissionais. Apresentação das atividades teórico/práticos, com informações significativas para o grupo, com postura corporal, entonação de voz e utilização de termos técnicos de acordo com a exigência da disciplina e de um curso de formação profissional.

ATITUDES

Capacidade de análise, compreensão, síntese e aplicabilidade dos conteúdos do programa. Pontualidade, assiduidade (ausências justificadas), responsabilidade, participação ativa no desenvolvimento das atividades da disciplina, desuso de celulares e demais eletrônicos durante as aulas, apresentação/entrega das atividades ou trabalhos nos prazos previstos, postura ética nas aulas, frente aos colegas e professor condizentes com o espaço universitário e com o curso de formação de professores, participação dinâmica nas atividades práticas fazendo uso do uniforme do curso (e demais roupas/acessórios necessários).

OUTRAS

Será considerado para efeito de aprovação o desenvolvimento do aluno o carácter qualitativo, priorizando o processo e não o fim, tendo por base o seu conhecimento inicial e o processo de avanço, demonstrando condições básicas em desenvolver o trabalho em seus diversos campos de atuação. Para efeitos de reprovação a frequência deverá ser inferior a 75%

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Integrativa - Avaliação 01

Todas

 

 

 

2.0

A definir

 

 

Avaliação 02

a definir

 

 

 

 

A definir

 

 

Avaliação 03

a definir

 

 

 

 

A definir

 

 

Avaliação 04

a definir

 

 

 

 

A definir

 

 

 

 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

DIAS, Cleber; ISAYAMA, Hélder Ferreira. Organização de atividades de lazer e recreação. São Paulo: Erica, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788536513317.

2

RIBEIRO, Olívia Cristina Ferreira. Lazer e recreação. São Paulo: Erica, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788536521848.

3

TAKATSU, Mayra Mika. Jogos de recreação. São Paulo: Cengage Learning, 2015. 1 recurso online. ISBN 9788522122486.

 

 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BRUSTOLIN, Gisela Maria; LOPES, Carolina Gontijo. Técnicas e práticas de lazer. São Paulo: Erica, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788536521893.

2

CAVALLARI, Vania Maria. Recreação em ação. 2.ed.rev.atual. e ampl. São Paulo: Icone Editora, 2011. ISBN 9788527408723.

3

GALVÃO, André Luiz Braun; SILVA, Giszele Cristiane da. Serviços logísticos: organização e montagem de eventos. São Paulo: Erica, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788536511023.

4

MARCELLINO, Nelson Carvalho. Lazer e educação. 6.ed. São Paulo: M.r. Cornacchia & Cia. Ltda, 2000. 164 p. (Coleção Fazer/lazer) 20383 ISBN 853080351-5

5

WAICHMAN, Pablo; GALLARDO, Jorge Peres. Tempo livre e recreação: um desafio pedagógico. 4. ed. São Paulo: M.r. Cornacchia & Cia. Ltda, 2003. 158 p. (Coleção Fazer/lazer) ISBN 853080482-1

6

FERREIRA, Vanja. Educação física: recreação, jogos e desportos. Rio de Janeiro: Editora Sprint Ltda, 2010. 80 p. ISBN 8573322322.

7

MATIAS, Marlene (org.). Planejamento, organização e sustentabilidade em eventos: culturais, sociais e esportivos. Barueri: Manole, 2011. 1 recurso online. ISBN 9788520449035.

obs:

 

 

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática