PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Enfermagem |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Enfermagem:Bacharel Par771/17 |
PROFESSOR |
Silvia Regina Moraes |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
História da Enfermagem |
0-17271 |
ES |
2 |
40 |
EMENTA |
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Desenvolvimento histórico das práticas de saúde. Origem da Enfermagem. Enfermagem brasileira. Evolução histórica da prática de Enfermagem no Brasil, em Santa Catarina e Região Serrana. Perfil Profissional. |
OBJETIVO GERAL |
Conhecer a evolução histórica da enfermagem, com vistas a apreender o contexto profissional. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Compreender o desenvolvimento histórico das práticas de saúde e de enfermagem. - Conhecer a origem da Enfermagem e o modelo Nightingale. - Apresentar e discutir sobre a evolução histórica das práticas de Enfermagem no Brasil, Santa Catarina e Região Serrana. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Acolhimento, apresentação da disciplina e contrato de trabalho. Levantamento de expectativas; |
4 |
2 |
2. Introdução à história geral e de saúde: |
4 |
3 |
3. A história do hospital como espaço terapêutico. |
3 |
4 |
4. Períodos evolutivos da Enfermagem e seu contexto social: |
4 |
5 |
5. O contexto histórico da constituição da enfermagem no Brasil: |
4 |
6 |
6. História das mulheres - as questões de gênero na enfermagem: |
4 |
7 |
7. O contexto histórico da constituição das primeiras escolas de enfermagem: |
4 |
8 |
8. Enfermagem profissional e histórico das entidades de classe |
4 |
9 |
9. A Enfermagem da Região Serrana . |
4 |
10 |
10. A trajetória histórica do curso de Enfermagem/UNIPLAC. |
4 |
undefined |
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TOTAL DE HORAS |
39 h |
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Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Os conteúdos serão avaliados através de avaliações teóricas escritas, dos trabalhos em grupo, dos estudos individuais, da participação, de modo geral, nas atividades propostas na disciplina e em atividades acadêmicas propostas no semestre. |
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HABILIDADES |
O aluno deve: Dedicar-se e participar das atividades individuais e coletivas propostas na disciplina; Agir dentro da ética, respeitando o docente e os colegas de classe; Desenvolver uma postura ética-crítica-construtiva em benefício à sua futura formação profissional; Potencializar as capacidades pessoais de criatividade e de inovação; Desenvolver habilidades de informática relacionadas ao uso do espaço virtual. |
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ATITUDES |
Atitude ética. Responsabilidade, participação em sala de aula e em atividades propostas no curso durante o semestre. Interesse, ética, companheirismo, sinceridade, comprometimento, cidadania. |
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OUTRAS |
Assiduidade, pontualidade. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação I |
1, 2, 3, 4 |
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2.5 |
17/09/2024 |
x |
22/10/2024 |
||||
Avaliação II |
5, 6, 7, 8 |
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|
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2.5 |
19/11/2024 |
x |
26/11/2024 |
||||
Seminário - A trajetória histórica do curso de Enfermagem/UNIPLAC |
10 |
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|
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4 |
26/11/2024 |
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Avaliação Participação, assiduidade e contribuições |
todas |
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1 |
26/11/2024 |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
OGUISSO, Taka. Trajetória histórica e legal da enfermagem. Barueri: Editora Manole Ltda, 2005. 224 p. ISBN 8520421997 |
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2 |
PADILHA, Maria Itayra; BORENSTEIN, Miriam Susskind; SANTOS, Iraci das. Enfermagem: história de uma profissão. ISBN 9788578081034 |
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3 |
GEOVANINI, Telma; MOREIRA, Almerinda; DORNELLES, Soraia; MACHADO, Wiliam César Alves. História da enfermagem: versões e interpretações. 3.ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2010. ISBN 9788537202784 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
RIZZOTTO, Maria Lúcia Frizon. História da enfermagem e sua relação com a saúde pública. Goiânia: AB editora, 1999. 99p. |
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2 |
WALDOW, Vera Regina. Cuidado humano : O resgate necessário. 3.ed. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 2001. 202 p. |
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3 |
CARRARO, Telma Elisa. Enfermagem e assistência : resgatando Florence Nightingale. 2.ed. Goiânia: AB editora, 2001. 118 p. |
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4 |
OGUISSO, Taka(ORG.). Trajetória histórica e legal da enfermagem. Barueri: Manole, 2005. 224p. |
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5 |
LUNARDI, Valéria Lerh. História da Enfermagem: rupturas e continuidades. Pelotas: UFPel. Editora Universitária, 1998. |
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6 |
Denise. Hegemonia médica na saúde e a enfermagem : Brasil : 1500 a 1930. São Paulo: Cortez, 1989. 156 p. |
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7 |
LIMA, Nísia Trindade(ORG.)GERSCHMAN, Silvia(ORG.)EDLER, Flávio Coelho(ORG.)SUÁREZ, Júlio Manuel(ORG.). Saúde e democracia : história e perspectivas do SUS. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2005. 501p. |
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8 |
BERTOLLI FILHO, Cláudio. História da saúde pública no Brasil. 4.ed. São Paulo: Ática, 2006. 71p. |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |