PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Sistemas de Informação |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Sistemas de Informação Par786/17 |
PROFESSOR |
Sabrina Bet |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Desenvolvimento Web |
0-18428 |
ES |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Técnicas de desenvolvimento WEB. Aplicações dinâmicas integradas a banco de dados. Frameworks de persistência de dados. Arquitetura em camadas. Versionamento. |
OBJETIVO GERAL |
Ao termino da disciplina os alunos deverão estar aptos para construir aplicações WEB integradas com banco de dados. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Conhecer todo ambiente de desenvolvimento web; Demonstrar visão prática do desenvolvimento de sistemas web e das principais técnicas que o compõem; Utilizar técnicas de versionamento; Integrar os conhecimentos e habilidades desenvolvidas sobre HTML, CSS, JavaScript, Banco de Dados e todas as relacionadas a programação para desenvolver sistemas web; Utilizar técnicas de arquitetura em camadas; Utilizar os serviços de infraestrutura para o desenvolvimento de aplicações como, por exemplo, sistema de bancos de dados e o servidor HTTP; Comprovar entendimento do quão importante é atualmente, o desenvolvimento de aplicações web com uma experiência de usuário fluída e melhorada, tal como, no mercado atual, a importância de absorver o acesso dos dispositivos móveis através de um desenvolvimento aplicações responsivas. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
= Apresentação da disciplina |
2 |
2 |
= Introdução ao Desenvolvimento Web |
6 |
3 |
= Versionamento |
8 |
4 |
= Infraestrutura para desenvolvimento de aplicações WEB |
20 |
5 |
= Integração de aplicações com banco de dados |
28 |
6 |
= Exemplificação de um CRUD utilizando Angular, Node.js, express.js ou outras tecnologias similares |
16 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias:AEX, APE, ARM, ED, EX, LAB |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Testes de conhecimento, atividades propostas. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Eficiência e eficácia das soluções apresentadas para a resolução das atividades propostas. |
|||||||||||
ATITUDES |
Pontualidade, assiduidade, contribuição para o bom andamento das aulas, participação nas atividades propostas, pró-atividade, trabalho em equipe, responsabilidade, respeito, sigilo profissional, postura profissional, uso das tecnologias em sala somente com foco educacional. |
|||||||||||
OUTRAS |
|
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Laboratórios práticos de desenvolvimento |
1-6 |
|
|
|
5 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação prática |
1-6 |
|
|
|
5 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
CATUNDA, Marco. Guia de consulta rápida: Python. São Paulo: Novatec, 2001. 128 p. ISBN 8575522009-8 |
|||||||||||
2 |
HAROLD, Elliotte Rusty. Refatorando HTML: como melhorar o projeto de aplicações web existentes. Porto Alegre: Bookman, 2010. 360p. ISBN 9788577806217 |
|||||||||||
3 |
SOARES, Bruno Augusto Lobo. Aprendendo a linguagem PHP. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2007. 161 p. ISBN 9788573935684 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
PERKOVIC, Ljubomir. Introdução à computação usando Python: um foco no desenvolvimento de aplicações. Rio de Janeiro: LTC, 2016. 1 recurso online. ISBN 9788521630937. |
|||||||||||
2 |
TRANSLEY, David; FREITAS, Rejane; CUNHA JÚNIOR, Alfredo Dias da. Como criar web pages rápidas e eficientes usando PHP e mySQL. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2002. 471 p. ISBN 851393192-2 |
|||||||||||
3 |
SOARES, Walace. PHP 5: conceitos, programação e integração com bancos de dados. 2.ed. São Paulo: Livros Érica Editora Ltda, 2006. 523 p. ISBN 853650031x |
|||||||||||
4 |
STEFANOV, Stoyan. Padrões JavaScript. São Paulo: O`Reilly, 2010. 238p. ISBN 9788575222669 |
|||||||||||
5 |
WELLING, Luke; THOMSON, Laura. PHP e MySQL: desenvolvimento web. 2.ed. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2003. 676 p. ISBN 8535212108 |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |