PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Biomedicina |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Biomedicina Par764/17 |
PROFESSOR |
Fernanda Novi Cortegoso Lopes |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Fisiologia II |
0-18532 |
ES |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Processos e mecanismos de funcionamentos dos sistemas orgânicos: Respiratório, Renal, Urinário, Gastrointestinal, Ósseo e Endócrino. Integração dos diversos mecanismos fisiológicos responsáveis pela manutenção de homeostasia, e suas alterações na doença. |
OBJETIVO GERAL |
Conhecer as bases do funcionamento do corpo humano e compreender os mecanismos controladores e reguladores das funções orgânicas e suas relações com doenças. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Conhecer as bases do funcionamento do corpo humano e compreender os mecanismos controladores e reguladores das funções respiratórias, renais, urinárias, gastrintestinais, ósseas e metabólicas. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Introdução ao Sistema Respiratório |
8 |
2 |
Trocas Gasosas e Transporte de Gases |
8 |
3 |
Introdução ao Sistema Renal |
8 |
4 |
Avaliação |
8 |
5 |
Introdução Sistema Gastrointestinal |
8 |
6 |
Recuperação Avaliação I |
8 |
7 |
Introdução Sistema Endócrino e Mecanismos de Ação Hormonal |
8 |
8 |
Eixo Hipotálamo-Hipófise e Hormônios Relacionados/Tireoide e Pâncreas |
8 |
9 |
Recuperação Avaliação II |
8 |
10 |
Revisão e avaliação final |
8 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
O Conteúdo está sujeito a mudanças. |
Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas; AHSPD. – Aula híbrida síncrona com uso de plataformas digitais. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Princípios gerais de Fisiologia II. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Identificar, reconhecer, reproduzir, interpretar, exemplificar, classificar, resumir, comparar, criticar, planejar. |
|||||||||||
ATITUDES |
Autocontrole, ética, liderança, comprometimento, postura, senso crítico, pontualidade, responsabilidade, autonomia, iniciativa, comprometimento, pró-atividade/participação, compromisso, solidariedade, comportamento, organização. |
|||||||||||
OUTRAS |
Participação na Avaliação Institucional. Consulta das bibliografias sugeridas. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação I |
|
x |
x |
x |
3 |
10/08/2024 |
x |
14/09/2024 |
||||
Avaliação II |
|
x |
x |
x |
3 |
28/09/2024 |
x |
05/10/2024 |
||||
Avaliação III |
|
x |
x |
x |
2 |
26/10/2024 |
|
|
||||
Seminário |
|
x |
x |
x |
1 |
A definir |
|
|
||||
Lista de Exercício |
|
x |
x |
x |
1 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
GUYTON & HALL. Tratado de Fisiologia Médica. Rio de Janeiro Guanabara Kogae 2017 |
|||||||||||
2 |
SILVERTHORN, Dee Unglaub. Fisiologia humana: uma abordagem integrada. 7. Porto Alegre: ArtMed, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788582714041. |
|||||||||||
3 |
CURI, Rui; PROCOPIO, Joaquim. Fisiologia básica. 2. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788527732307. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
AIRES, Margarida de Mello. Fisiologia básica. Rio de Janeiro: Guanabara, 1988. 564 p. |
|||||||||||
2 |
CINGOLANI, Horácio E. Fisiologia humana de Houssay. 7. ed.atual. e ampl. Porto Alegre: Artmed, 2004. 1124 p. ISBN 8536300760 |
|||||||||||
3 |
TORTORA, Gerard J.; Derrickson, Bryan. Principios de anatomia e fisiologia. 14 ed. guanabara koggan 2016 |
|||||||||||
4 |
KOEPPEN, Bruce M; STANTON, Bruce A. Berne & Levy Fisiologia. Rio de Janeiro: GEN Guanabara Koogan, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788595151406. |
|||||||||||
5 |
HANSEN, John T.; KOEPPEN, Bruce M. Atlas de fisiologia humana de Netter. Porto Alegre: Artmed, 2003. 238 p. ISBN 8536301619. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |