Uniplac - Graduação - Biomedicina - Fisiologia II - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Biomedicina

ESTRUTURA CURRICULAR

Biomedicina Par764/17

PROFESSOR

Fernanda Novi Cortegoso Lopes


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Fisiologia II

0-18532

ES

4

80


EMENTA

Processos e mecanismos de funcionamentos dos sistemas orgânicos: Respiratório, Renal, Urinário, Gastrointestinal, Ósseo e Endócrino. Integração dos diversos mecanismos fisiológicos responsáveis pela manutenção de homeostasia, e suas alterações na doença.


OBJETIVO GERAL

Conhecer as bases do funcionamento do corpo humano e compreender os mecanismos controladores e reguladores das funções orgânicas e suas relações com doenças.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Conhecer as bases do funcionamento do corpo humano e compreender os mecanismos controladores e reguladores das funções respiratórias, renais, urinárias, gastrintestinais, ósseas e metabólicas.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Introdução ao Sistema Respiratório
Mecânica Respiratória

8

2

Trocas Gasosas e Transporte de Gases
Regulação da Respiração
Exercícios

8

3

Introdução ao Sistema Renal
Filtração Glomerular
Seminário

8

4

Avaliação
Secreção e Reabsorção Tubular
Mecanismo de Concentração Urinária

8

5

Introdução Sistema Gastrointestinal
Motilidades/Secreções Gastrointestinais
Seminário

8

6

Recuperação Avaliação I
Digestão e Absorção
Seminário

8

7

Introdução Sistema Endócrino e Mecanismos de Ação Hormonal
Exercícios

8

8

Eixo Hipotálamo-Hipófise e Hormônios Relacionados/Tireoide e Pâncreas
Seminário

8

9

Recuperação Avaliação II
Sistema Reprodutor Masculino
Sistema Reprodutor Feminino

8

10

Revisão e avaliação final

8

 

TOTAL DE HORAS

80 h

O Conteúdo está sujeito a mudanças.


Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas; AHSPD. – Aula híbrida síncrona com uso de plataformas digitais.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Princípios gerais de Fisiologia II.

HABILIDADES

Identificar, reconhecer, reproduzir, interpretar, exemplificar, classificar, resumir, comparar, criticar, planejar.

ATITUDES

Autocontrole, ética, liderança, comprometimento, postura, senso crítico, pontualidade, responsabilidade, autonomia, iniciativa, comprometimento, pró-atividade/participação, compromisso, solidariedade, comportamento, organização.

OUTRAS

Participação na Avaliação Institucional. Consulta das bibliografias sugeridas.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação I

x

x

x

3

10/08/2024

x

14/09/2024

Avaliação II

x

x

x

3

28/09/2024

x

05/10/2024

Avaliação III

x

x

x

2

26/10/2024

Seminário

x

x

x

1

A definir

Lista de Exercício

x

x

x

1

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

GUYTON & HALL. Tratado de Fisiologia Médica. Rio de Janeiro Guanabara Kogae 2017

2

SILVERTHORN, Dee Unglaub. Fisiologia humana: uma abordagem integrada. 7. Porto Alegre: ArtMed, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788582714041.

3

CURI, Rui; PROCOPIO, Joaquim. Fisiologia básica. 2. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788527732307.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

AIRES, Margarida de Mello. Fisiologia básica. Rio de Janeiro: Guanabara, 1988. 564 p.

2

CINGOLANI, Horácio E. Fisiologia humana de Houssay. 7. ed.atual. e ampl. Porto Alegre: Artmed, 2004. 1124 p. ISBN 8536300760

3

TORTORA, Gerard J.; Derrickson, Bryan. Principios de anatomia e fisiologia. 14 ed. guanabara koggan 2016

4

KOEPPEN, Bruce M; STANTON, Bruce A. Berne & Levy Fisiologia. Rio de Janeiro: GEN Guanabara Koogan, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788595151406.

5

HANSEN, John T.; KOEPPEN, Bruce M. Atlas de fisiologia humana de Netter. Porto Alegre: Artmed, 2003. 238 p. ISBN 8536301619.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática