CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
UN. | CONTEÚDOS | C.H. | ESTRATÉGIAS |
1 | Metamorfoses contemporâneas do neoliberalismo. | 12 | Aula expositiva e dialogada. |
2 | Biopolítica e Necropolítica. | 4 | Aula expositiva e dialogada. |
3 | Paradigma da sociabilidade capitalista. | 4 | Aula expositiva edialogada. |
4 | Empresariamento do Estado e da educação. | 8 | Aula expositiva e dialogada. |
5 | Deslocamento da base produtiva do capitalismo. | 4 | Aula expositiva e dialogada. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
CONHECIMENTOS |
Conceitos de neoliberalismo, biopolítica, Estado e EducaçãoCategorias “capital humano”, “homo oeconomicus” e “empresariamento de si”.Neoliberalismo como governamentalidade biopolíticaSociedade do cansaço, racionalidade neoliberal e gestão do sofrimento psíquicoEmpresariamento da Educação
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HABILIDADES |
Utilização de linguagem adequada ao ambiente acadêmico.Compreensão conceitual.
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ATITUDES |
Participação efetiva nas aulas e nas atividades propostas.Realização das atividades conforme cronograma.Postura acadêmica.Disposição para o estudo e para o trabalho em grupo.
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OUTRAS | - Respeito, relações interpessoais, ética. |
DATAS PREVISTAS |
Avaliação | Unidades | C | H | A | Valor | Data³ | Recuperação |
Sim | Data |
Avaliação 1 – Leitura, participação qualificada na discussão e apropriação dos textos | Todas | X | X | X | 30% | | | |
Avaliação 2 – Fichamento de 1 texto por encontro, seguido de elaboração de um problema/pergunta (total: 7 textos) | Todas | X | X | X | 30% | 24/04 | X | |
Avaliação 3 – Produção textual sobreum dos temas das aulas | Todas | X | X | X | 40% | 08/05 | X | |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
1 | BAUMAN, Zygmunt; BORDONI, Carlo. Estado de Crise. Rio de Janeiro: Zahar, 2016. |
2 | DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaios sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016. |
3 | DOWBOR, Ladislau. O capitalismo se desloca: novas arquiteturas sociais. São Paulo: Sesc São Paulo, 2020. |
4 | HARDT, Michael; NEGRI, Antonio. Bem-estar comum. Rio de Janeiro: Record, 2016. |
5 | SAFATLE, Vladimir; SILVA J., Nelson da; DUNKER, Christian. Neoliberalismo como gestão do sofrimento psíquico. Belo Horizonte: Autêntica, 2021. |
2 CHAMAYOU, Grégoire. A sociedade ingovernável: uma genealogia do liberalismo autoritário. São Paulo: Ubu Editora, 2020, 307-334. |
3 GORZ, André. O imaterial: conhecimento, valor e capital. São Paulo: Annablume, 2005. |
4 HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017. |
5 HARVEY, David. Condição Pós-Moderna. São Paulo: Edições Loyola, 1992. p.117-184. |
6 LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. Londrina: Planta, 2004. |
LÓPEZ, Maximiliano Valerio. O estudo como uso não apropriativo do bem comum. In:7 CARVALHO, José Sérgio Fonseca de. Jacques Rancière e a escola: educação, política e emancipação. Belo Horizonte: Autêntica, 2022. |
8 MBEMBE, A. Necropolítica: biopoder, soberania, estado de exceção, política da morte. São Paulo: N-1 edições, 2018. |
MOTTA, Vânia Cardoso da; ANDRADE, Maria Carolina Pires de. Empresariamento da educação9 de novo tipo: mercantilização, mercadorização e subsunção da educação ao empresariado.Revista Desenvolvimento e Civilização, v. 1, n. 1, p. 64-86, junho de 2020. |
10 MÉSZAROS, Istvan. Educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2008 |