Uniplac - Mestrado em Educação - Disciplinas - Tópicos Especiais em Educação- Complexidade e Pesquisa em Educação - Plano de Ensino

CURSOMESTRADO ACADÊMICO (PPGE/UNIPLAC)
ESTRUTURA CURRICULARMestrado em Educação/Par nº 34/2022
REGULAMENTAÇÃORecomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Portaria nº 609, de 14/03/2019, D.O.U, em 18/03/2019.
PROFESSOR/ALucia Ceccato de Lima e Madalena Pereira da Silva

DISCIPLINA ELETIVA
NomeCód.Sem.CréditosC. Horária
Tópicos Especiais em Educação: Pensamento Complexo em Pesquisa na Educação 0230 h/aula

EMENTA
Aborda tópicos especiais em Educação definidos dentre os aspectos teóricos e/ou metodológicos emergentes na área da Educação e vinculados às temáticas das linhas de pesquisa do Programa. A bibliografia estará de acordo com o conteúdo definido na ocasião em que a Disciplina for oferecida.
OBJETIVO GERAL
Compreender o pensamento de Edgar Morin e suas contribuições para a educação e a pesquisa.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
I – Realizar um diálogo com o pensamento de Edgar Morin a respeito das bases históricas, epistemológicas e ontológicas.II – Conhecer a complexidade a partir da reforma do pensamento e religação dos saberes.III – Problematizar as relações do pensamento moriniano com a disciplinaridade, a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade.IV – Relacionar os diferentes saberes, na perspectiva da complexidade, para educação e a pesquisa.V – Interpretar o contexto e as possibilidades da complexidade para pesquisas na educação.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
UN.CONTEÚDOSC.H.ESTRATÉGIAS*
1Pensamento de Edgar Morin. 10Leitura de textos, aula expositiva dialogada e atividades.
2Complexidade: pensamento complexo, reforma do pensamento, religação dos saberes.10Leitura de textos, aula expositiva dialogada e atividades.
3Contribuições para educação e a pesquisa.10Leitura de textos, busca e síntese de produções científicas e seminário.
 TOTAL DE HORAS30

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO
CONHECIMENTOSConhecimento de conceitos específicos, capacidade de organização dos conteúdos trabalhados, capacidade de organizar propostas e alternativas a partir da realidade.
HABILIDADESOrganização e síntese da comunicação e da expressão nas mais diversas formas (oral, escrita, interpretativa e representativa)
ATITUDESAssiduidade, interesse, participação, criatividade e envolvimento nas atividades propostas
OUTRAS
DATAS PREVISTAS
Avaliação1UnidadesCHAValorData2Recuperação
SimData
Leituras, debates e atividadesI, II, IIIxxx
Síntese da pesquisa individual com a teoria da complexidadeI, II, IIIxxx
SeminárioI, II, IIIxxx

Presença, engajamento em leituras, apresentação de sistematização individual e coletiva dos conhecimentos significativos; elaboração de uma síntese da complexidade no contexto das pesquisas individuais; seminário.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA
1MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Tradução de Eliane Lisboa. 5 ed. Porto Alegre: Sulina, 2015.
2MORIN, Edgar. A religação dos saberes: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.
3MORIN, Edgar. O método vol. 1: A natureza da natureza. 1ª ed. Porto Alegre: Sulina, 2016.
4MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 5. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2018.
5ALVES, Eliana Aparecida; BIANCHI, Cintia. O pensamento complexo de Edgar Morin e a religação dos saberes. Ponto-e-Vírgula, n. 29, p. 80-96, 2021. Disponível em https://revistas.pucsp.br/pontoevirgula/article/view/55676. Acesso em 07 de jul 2023.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
1MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
2MORIN, Edgar; CIURANA, Emilio Roger; MOTTA, Raúl Domingo. Educar na era planetária: o pensamento complexo como método de aprendizagem no erro e na incerteza humana. São Paulo: Cortez, 2003.
3RAYNAUT, Claude. Os desafios contemporâneos da produção do conhecimento: o apelo para interdisciplinaridade. INTERthesis: Revista Internacional Interdisciplinar, v. 11, n. 1, p. 1-22, 2014. Disponível em https://periodicos.ufsc.br/index.php/interthesis/article/view/1807-1384.2014v11n1p1. Acesso em 07 de Jul. 2023.
4RODRIGUES, Maria Lucia. Homenagem a Edgar Morin: entre o conhecimento e a vida. EccoS–Revista Científica, n. 57, p. 20268, 2021. Disponível em https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/20268/9137. Acesso em 07 de jul. 2023.
5SILVA, Sidnei Pithan da; CANABARRO, Ivo dos Santos. EDGAR MORIN E A DECOLONIALIDADE PLANETÁRIA: o pensamento complexo na reforma do pensamento na universidade brasileira. Cadernos De Pesquisa, 29(4), 125–147. https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n4.2022.63.

OBSERVAÇÕES
Ementa de Tópicos Especiais em Educação - Pensamento Complexo em Pesquisa na Educação: Pensamento de Edgar Morin. Complexidade: pensamento complexo, reforma do pensamento, religação dos saberes. Contribuições para educação e a pesquisa.