Editor
O desenvolvimento da tecnologia digital e da Internet obscureceu os limites do trabalho e da vida.
Nas duas conferências fechadas, Lu Guoquan, membro do Comitê Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês e diretor do Escritório Geral de Sindicato Geral da Federação Nacional de Sindicatos, apresentou uma "proposta de crescente restrição offline dos trabalhadores ", O que traz esperança para que os trabalhadores evitem o dilema das horas extras furtivas. O método de inscrição de direitos de descanso offline reduz a situação de" descansar "nos trabalhadores, de modo a proteger melhor os direitos e interesses dos trabalhadores.
Na prática, alguns trabalhadores já tentaram discutir seus direitos e interesses por suas horas extras invisíveis por meios legais, mas muitas pessoas também levaram a suas razões legítimas por causa de sua falta de conscientização sobre proteção contra direitos, coleta inadequada de evidências e comunicação inadequada e comunicação e Negociação com os empregadores.
A partir de agora, esta edição será lançada "I Am Fora de 8 horas, posso ficar offline?"A série de relatórios, o objetivo de entrevistas, investigações e pesquisas, analisar casos típicos e discutir como os trabalhadores podem reivindicar direitos de descanso offline, como prova quando os trabalhadores reivindicam seus direitos, se os trabalhadores têm o direito de recusar online Requisitos de horas extras, etc. disputas e problemas para lembrar o empregador a fazer um trabalho razoável e legítimo, ajude os trabalhadores a melhorar sua conscientização sobre proteção e capacidade dos direitos e permitir que os trabalhadores trabalhem on -line com renda e segure o descanso off -line.fique atento.
No contexto da popularidade da tecnologia digital, à medida que o software social como WeChat e Dingding, o trabalho se torna amplamente utilizado na vida social e o trabalho se segue."Horas de prorrogação invisível" e "24 Hours Online" estão recebendo cada vez mais atenção de todas as esferas da vida.
A investigação do repórter constatou que "não ousa off -line" se tornou o desempenho diário de muitos trabalhadores, e alguns trabalhadores não sabem que o trabalho on -line em 24 horas requer infringir seus direitos e interesses legítimos; ... resultado dos jogos da copa das confederações
"Dare to offline" se torna diariamente
Guo Lin é executivo de uma empresa de consultoria.Em 24 de fevereiro, era sábado e o Festival das Lanternas novamente.Às 7 da manhã, Guo Lin recebeu o WeChat do chefe e pediu que ela escolhesse alguns vasos de Phalaenopsis na internet."Em alguns minutos, não o incomoda para o feriado."Guo Lin franziu a testa: Escolha Flores on -line, confirme com os clientes em casa e entre em contato com a entrega local da loja de flores.Guo Lin disse a repórteres impotentes: "O chefe está a qualquer momento, e não ouso ficar offline".
O "Livro Flying" deve estar online por 24 horas.
"Você já ouviu falar de pedir compensação de horas extras on -line?"
"Eu ainda ouvi isso pela primeira vez."
Alguns trabalhadores também exigem que a unidade forneça suas unidades para compensar as horas extras.Quando o trabalhador coloca o registro de trabalho on -line na tabela de árbitros, a solicitação dela pode ser suportada? resultado dos jogos da copa das confederações
Em 2 de dezembro de 2019, Liu assinou um contrato de trabalho de três anos com uma empresa de mídia em Pequim.Depois de ingressar no trabalho, Liu está envolvida na edição.Em 1º de dezembro de 2021, quando o contrato expirou, a empresa propôs que não renovaria mais o contrato de trabalho com ele.Liu solicitou a arbitragem do trabalho devido às férias e controvérsias não anuais nas horas extras e depois entraram com uma ação no Tribunal Popular de Pequim do distrito de Dongcheng.
No tribunal, os registros de bate -papo do WeChat da Sra. Liu mostram que ela ainda lidava com o trabalho no WeChat depois de sair do trabalho, incluindo o artigo da conta pública. e acordos de trabalho através do WeChat, etc. Comminicate.
Em relação a essas evidências fornecidas pela Sra. LIU, a Companhia declarou que, de acordo com o sistema de gerenciamento de participação da empresa, "não passou pelo processo de assinatura e aprovação dos procedimentos ou procedimentos não qualificados para a aprovação da assinatura, independentemente da hora extra" não reconheceu o fato de que a existência de horas extras.
O tribunal combinado com a verificação de presença da empresa -em registros, etc., confirmou que Liu tinha o fato de que havia um fato de que havia um feriado e um feriado legal. Finalmente. O salário das horas extras de dois dias de Liu, de 14.000 yuan, e o salário de prorrogação do feriado estatutário foi de 4396,5 yuan.Em relação ao salário de horas extras atrasado, porque Liu apresentou evidências insuficientes e não a apoiou.
Su Yunda, um assistente de juiz que participou do julgamento, disse aos repórteres que o cálculo de comprimentos de horas extras é a chave para tentar o caso.Considerando que Liu alegou ter quatro feriados estatutários durante as horas extras, e Liu forneceu conteúdo do WeChat Chat para provar sua prorrogação, por isso apoiou seu pagamento de horas extras de acordo com o número real de dias extras.O horário de prorrogação do dia de repouso é determinado de acordo com a carga de trabalho e o tempo. a prorrogação de acordo com as evidências de ambas as partes.Para comunicação on -line e restauração de informações de trabalho por 8 horas de dias úteis, porque as evidências são insuficientes e não foram identificadas como horas extras. resultado dos jogos da copa das confederações
Prorrogação online, como determinar
É considerado horas extras e horas extras?
Em janeiro deste ano, uma disputa trabalhista do Tribunal Popular Intermediário de Pequim se tornou o primeiro caso no país a esclarecer o problema das horas extras invisíveis no documento do árbitro.A parceira Sra. Li é a pessoa responsável pela operação de uma empresa de tecnologia da Internet no distrito de Chaoyang, Pequim, com um salário básico de 155.000 yuan por mês.Li disse que, no ano passado, ela continuou a lidar com o trabalho on -line e o trabalho em horário de trabalho.
No final, o tribunal apoiou as demandas de remuneração de pagamento de horas extras de Li e estabeleceu uma compensação de horas extras de 30.000 yuan.O veredicto diz: Quando os trabalhadores usam as mídias sociais para realizar o trabalho em horários que não trabalham, eles excedem o escopo da comunicação simples, pagam trabalho substancial e formam características periódicas e fixas.
Em uma entrevista ao The Reporter of the Labour Daily, o juiz Zheng Jizhen, o juiz do caso, disse: "O desenvolvimento da Internet desafiou o sistema tradicional de horas de trabalho. Quando o status de trabalho está entrelaçado com o cenário da vida, ele é difícil considerar os fatos da exposição.
"Rest Offline Right" atraiu atenção
A investigação do repórter constatou que, no ano passado, houve disputas trabalhistas em muitos lugares devido a horas extras on -line de prorrogação.De acordo com o WeChat oficial do Tribunal Popular da cidade de Wuhan, o tribunal concluiu um caso de disputa trabalhista em julho de 2023: o trabalhador lidou com o software de mídia social depois de sair do trabalho por um longo tempo, e a empresa foi condenada a pagar uma prorrogação Taxa de 5.000 yuan para isso.Em janeiro deste ano, o site oficial do Tribunal Popular do Distrito de Xuanwu, Nanjing divulgou um caso de disputa trabalhista concluída pelo Tribunal: os trabalhadores usaram o software social para fazer o check -in e relatar questões de trabalho em software social como o WeChat. Taxa de 24.000 yuan.
"O direito de descansar é um direito relativamente novo de aparecer no campo das relações trabalhistas. O descanso off -line à direita está amplamente preocupado, indicando que a sociedade está progredindo. Ao mesmo tempo, isso também mostra que os trabalhadores estão em uma posição fraca em A comparação dos direitos e obrigações de ambas as partes no relacionamento trabalhista. A eficiência da segurança do trabalho. resultado dos jogos da copa das confederações
Wang Tianyu sugeriu que a nova questão dos direitos de descanso offline deveria ser complementada com as deficiências do sistema.Na prática judicial, uma orientação clara envolve as regras e os padrões de árbitros envolvendo direitos de descanso offline dos funcionários, de modo a alertar ao empregador o que é um emprego ilegal.Os órgãos procuradores, departamentos de supervisão trabalhista e sindicatos em todos os níveis também devem desempenhar um papel ativo e se tornar uma força importante para a proteção dos direitos e interesses dos trabalhadores.Ao mesmo tempo, aumente a orientação da propaganda publicitária, aprimore a conscientização da proteção dos direitos dos trabalhadores e permita que os trabalhadores protejam seus direitos e interesses legítimos de maneira oportuna e eficaz.
Zhou Qian (fonte: trabalhadores diariamente)
Fale conosco. Envie dúvidas, críticas ou sugestões para a nossa equipe através dos contatos abaixo:
Telefone: 0086-10-8805-0795
Email: portuguese@9099.com