A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – ITCP da Universidade do Planalto Catarinense visa desenvolver a metodologia de incubação compreendida enquanto processo de formação, assessoria técnica e política, disseminação de tecnologia apropriada e de gestão voltadas à consolidação e conquista de condições necessárias para a autonomia organizacional e a viabilidade de Empreendimentos de Economia Solidária (EES) no território de abrangência e atuação da Universidade.
Este território compreende o município de Lages e Região da Serra Catarinense, um conjunto de 18 municípios que compõem a Associação dos Municípios da Região Serrana (AMURES). A Universidade vem acompanhando o universo dos Empreendimentos Econômicos Solidários articulados no Fórum Regional de Economia Solidária desde o ano 2000, contudo ela ainda não instituiu uma Incubadora, para atender as necessidades e desafios demandados por esses Empreendimentos.
A ITCP foi constituída por projeto financiado com recursos liberados pelo CNPq e disponibiliza bolsas a professores e acadêmicos. São ao todo 05 bolsas, duas para professores e três para acadêmicos. É prevista também a formação de grupos de pesquisa para acompanhar e assessorar os EES que fazem parte do projeto.
Em 2015 a Secretaria Municipal de Assistência Social, juntamente com a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade do Planalto Catarinense (ITCP Uniplac) e a Cáritas Diocesana de Lages firmaram uma parceria, através da cessão de uso de bem patrimonial do Fundo Municipal de Assistência Social e entrega de certificados aos participantes da capacitação em Economia Solidária. Esta ação prevê a instalação de quatro salões de beleza nos territórios dos Centros de Referência de Assistência Social, os CRASs, tendo como base de trabalho os princípios da economia solidária
Os equipamentos repassados pela Assistência Social para a organização não governamental, Cáritas Diocesana, compreendem todos os materiais utilizados nos antigos cursos de salões de beleza promovidos pelos CRASs nos bairros Popular, Centenário, Penha, Tributo, Santa Mônica e Bela Vista. “Esta medida atende as novas diretrizes de execução das políticas públicas de assistência social, onde prevê que não é mais função dos CRASs oferecerem este tipo de serviço à comunidade”, explica o secretário municipal de Assistência Social, José Amarildo Farias.
Atualmente três salões de beleza já estão em funcionamento. O Joia Rara, localizado na rua Candido Zapelini, bairro Popular, La’Bonita, na rua Vera Cruz, no Guarujá e o Top Dems, na rua do Caqui, no Caroba. “Nestes três empreendimentos econômicos solidários são oferecidos serviços como: manicure, pedicure, cortes de cabelos, escova, penteado, sobrancelha, botox, progressiva, entre outros”, comenta a professora e articuladora da ITCP da Uniplac, Jô Antunes.
Os empreendimentos La’Bonita e Joia Rara estarão participando também da Feira Municipal de Economia Solidária, realizada uma vez por mês, na praça Vidal Ramos Sênior, a praça do Terminal,, em Lages.
A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP Uniplac), em parceria com o Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense e o Poder Público do Município de São Joaquim constituíram a primeira Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis de São Joaquim, orientada pelos princípios e valores da economia solidária.