Conheça a história da Universidade


A Uniplac completou 56 anos em 2015 como demonstrativo de qualidade de uma instituição de Ensino Superior atuante e comprometida com o desenvolvimento regional e como motivo de orgulho para os que fizeram e fazem parte dela.

Esta história tem início com a Associação Catarinense de Cultura, criada em julho de 1959 e declarada de utilidade pública no mês de novembro deste mesmo ano. A ACC tinha como finalidade a fundação e manutenção de estabelecimentos de Ensino Superior e de Ensino Médio - Escolas Técnicas do Comércio. Assim, no tempo de sua constituição foram fundadas pela ACC as Faculdades de Ciências Econômicas e de Ciências Contábeis e Jurídicas de Lages, que teve aula inaugural em 06 de abril de 1964. Neste ano em 10 de agosto, foi fundado o primeiro Centro acadêmico denominado Centro Acadêmico “08 de maio”.  A FACEC teve seus cursos  de Ciências Econômicas e Ciências Contábeis efetivamente implantados no ano de 1966.

Em 1965,  a partir de novembro, pela Lei Municipal n.º 255, é criada a Fundação Educacional de Lages – FEL, para reger o Ensino superior de Lages, uma entidade autárquica, com função técnica desmembrada da administração municipal, porém, tutelada por esta e que em 1969 se transformaria na Fundação Universidade do Planalto Catarinense (UPC) com novas prerrogativas da atuação municipal e a definição como entidade de direito público e de administração indireta da Prefeitura , que, no entanto, contaria com autonomia plena em questões didático-científicas, disciplinares, administrativas e financeiras.

Em seguida à sua instituição, a UPC criou e obteve autorização para funcionamento, em maio de 1970, a  Faculdade de Ciências e Pedagogia de Lages – FACIP, com os cursos de Pedagogia, Letras e Ciências Sociais.

Em 1974, no contexto da organização do Sistema Fundacional Catarinense (ACAFE), cria-se a Fundação das Escolas Unidas do Planalto Catarinense - Uniplac. Mesmo ano em que se iniciaram as construções dos blocos  A, B e C que abrigariam as duas unidades de ensino da Uniplac – FACEC e FACIP, que funcionavam nas instalações da Escola Normal Vidal Ramos, atual Colégio Estadual Aristiliano Ramos e Colégio Franciscano Diocesano, respectivamente.

Já com as duas Faculdades FACEC e FACIP funcionando na nova estrutura, na área do aeroporto Correia Pinto,  em 1980, a Uniplac obteve parecer favorável à criação do curso de Direito, efetivamente  autorizado em 1985. Neste meio tempo em 1984 foi criado o Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão, um órgão deliberativo superior para assuntos didáticos-pedagógicos.

Em 1987 iniciaram as duas primeiras turmas de Pós-graduação da Uniplac, com o curso de Educação Psicomotora.

No inicio da década de 90 surge a necessidade de transformações na estrutura do ensino superior e em 1994 é tomada a decisão de acionar o processo de transformação da UNIPLAC em Universidade e, em 1995, após eleição, posse e trabalho da Comissão Estatuinte a Carta Consulta é protocolada no Conselho Estadual de Educação. No ano seguinte m 1996, foi lançado o Projeto da Universidade. Em dezembro de 96 instalou-se a Comissão Especial de Acompanhamento, que teve como missão a verificação do andamento do processo e do cumprimento das recomendações feitas pelo Conselho Estadual de Educação e as demais atividades relativas à consolidação da Uniplac como universidade.

O ano de 1999 foi o ano derradeiro, em que no mês de abril,  foram  protocolados no Conselho Estadual de Educação os Relatórios Parciais e o Relatório Final da Comissão Especial de Acompanhamento do Processo Transformação das Faculdades Unidas do Planalto Catarinense em Universidade. Em 15 de junho do mesmo ano, através da Resolução 31/99, o Conselho Estadual de Educação reconhece a Universidade do Planalto Catarinense - Uniplac. Já em 23 de junho  o Governo do Estado também reconhece a Uniplac como Universidade, através do Decreto 312/99. Enfim, em 27 de julho de 1999 , a Universidade do Planalto Catarinense é oficialmente instalada, passando assim a usar de todas as prerrogativas inerentes ao status universitário.

No primeiro semestre de 2004 a Uniplac completou cinco anos como universidade e passou pelo processo de renovação do credenciamento Universitário, para a Sede em Lages e na Unidade fora de sede em São Joaquim.

Em 2005 aconteceu a Inauguração do Micro Distrito de Base Tecnológica de Lages – Incubadora MIDILages, mantido pela Fundação das Escolas Unidas do Planalto Catarinense – Fundação UNIPLAC.

2006 foi ano de eleições institucionais em que novos conselheiros, chefes de departamentos, e coordenadores e assumem em 20 de dezembro, assim como a nova presidência da Fundação UNIPLAC e a Reitoria da Universidade.

Em 2008 foi instalada ação de intervenção da Fundação Pública de Direito Privado conforme processo 039.08.019546-4 pelo Município de Lages-SC e em fevereiro de 2009 por meio do Ato interveniente nº 05, é instituída a nova organização administrativa da Fundação Uniplac e da Universidade do Planalto Catarinense.

Em outubro/novembro deste mesmo ano, ocorreu o processo de autoavaliação institucional que desencadeou a construção do Plano de Desenvolvimento Institucional e o processo de Renovação de Credenciamento da Universidade.

O ano de 2010 foi marcado por uma série de mudanças. Em 14 de Setembro de 2010 foi aprovado novo Estatuto da Fundação das Escolas Unidas do Planalto Catarinense – Uniplac. Em 28 de Setembro aconteceu a solenidade de posse dos membros dos Conselhos de Administração e Fiscal da Fundação UNIPLAC, em 29 de Outubro a Eleição do Presidente do Conselho de Administração da Fundação UNIPLAC.

Ainda no mês de novembro de 2010, o Parecer nº 243 e a  Resolução nº 070 de 23/11/2010 renovam o Credenciamento da UNIPLAC, como Universidade por mais cinco anos. Neste mesmo mês é iniciada a Elaboração do Novo Regimento da Universidade e nomeado, no dia 20 de dezembro, o novo reitor interino da Universidade do Planalto Catarinense.

No mês de julho de 2011 o Micro Distrito de Base Tecnológica de Lages – MIDILages teve inauguradas as suas novas instalações e em dezembro a Fundação Uniplac apresentou um novo mantido, o Instituto das Águas e Biodiversidade da Serra Catarinense – IABio com o objetivo de fomentar atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pela Universidade.

No ano de 2012, em Fevereiro foi eleita e empossada  a nova presidência do Conselho de Administração da Fundação UNIPLAC.

Em junho deste ano, a nova identidade visual da UNIPLAC é lançada como a reafirmação do compromisso da Universidade, que através da revitalização de sua logo, caracterizou o marco de um novo momento.

Encerrando 2012, no mês de dezembro, aconteceu a Inauguração do Centro de Educação Infantil Municipal Suzete Soares Conceição Córdova (CEIM UNIPLAC) em parceria com a Prefeitura do Município e Lages.

Em março de 2013, após processo de eleições, foram empossados os novos membros do Conselho Universitário - CONSUNI Uniplac, órgão superior, no âmbito da Universidade, de natureza deliberativa, normativa e consultiva, em assuntos de política administrativa e de planejamento da Universidade.

Já em maio de 2013 inicia o processo de atuação em EAD através do “UNIPLAC em REDE”, disponibilizando disciplinas nos cursos de licenciatura, com aulas presenciais e também virtuais.

Em 2014, novos marcos para história institucional. Em maio foi iniciado o processo eleitoral para a Reitoria da Uniplac, com o lançamento dos editais de Eleições do Colégio Eleitoral Especial e da formação da lista sêxtupla de candidatos ao cargo de reitor, em junho o Conselho de Administração da Fundação Uniplac elege o reitor da Uniplac para os próximos 4 anos, que é empossado no dia 03 de julho juntamente com seus pró-reitores de Ensino e de Pesquisa, Extensão e Pós-graduação.

No dia 10 de julho deste ano a Uniplac inicia o processo de migração para o Sistema Federal de Ensino no que tange o seu acompanhamento institucional e avaliações, deixando de ser monitorado pelo Conselho Estadual de Educação.

Em setembro de 2014 é determinado pela Justiça o fim do processo de Intervenção da Fundação Uniplac.

2015 teve início com a posse dos novos membros do Conselho Universitário – CONSUNI no mês de fevereiro. Já no mês de junho, em primeira visita de avaliadores do MEC após migração para o Sistema Federal de Ensino, a Uniplac teve autorizado o funcionamento do curso de Pedagogia na modalidade de Educação a Distância (EAD). Marcaram ainda, a história da Uniplac neste ano de 2015 importantes acontecimentos como o prêmio Top of Mind, que busca premiar as marcas mais lembradas espontaneamente pelos catarinenses, recebido pela 16ª vez pela Universidade, assim como a homenagem prestada pelo Conselho Estadual de Educação pelos mais de cinquenta anos de trabalho em prol do Ensino Superior Catarinense.

Fontes:

UNIPLAC: Revista de Divulgação Científica e Cultural. V.2, n.2 (jul/dez. 1999). Lages: UNIPLAC, 1999.
Relatórios Institucionais
Central de Noticias Uniplac (
http://www.uniplac.net/noticias )

Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática