Uniplac - PIBID

Conheça o PIBID

O projeto consiste em incentivar a formação docente em nível superior para a educação básica, inserindo os licenciandos no cotidiano das escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes inovadoras e interdisciplinares que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem. O projeto Institucional tem os seguintes objetivos específicos:

  • intervir na realidade educacional, particularmente no Ensino Fundamental, oportunizando o contato dos bolsistas com a educação básica;
  • oportunizar o contato dos acadêmicos bolsistas com a educação de forma prazerosa e significativa;
  • trabalhar com as múltiplas linguagens;
  • despertar o gosto pela língua inglesa. - fundamentar teoricamente os acadêmicos para a compreensão e análise interpretativa dos conceitos de alfabetização, letramento e escrita com as contribuições da psicolinguística e da sociolinguística para os processos de alfabetização;
  • articular teoria e prática, para elevar a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura. - integrar educação superior e educação básica, onde os seus professores serão coformadores dos futuros docentes.

Confira a galeria de fotos

Encerramento EEB Prof. Flordoardo Cabral

Os alunos da EEB Professor Flordoardo Cabral estavam se preparando para começar a execução da música O Rei Leão, essa apresentação foi a devolução do trabalho feito durante o PIBID evidenciando a Interdisciplinaridade, coletividade e a interação família/escola/estudantes.

VI seminário do PIBID

Os pibidianos da EEB Professor Flordoardo Cabral participaram do VI seminário do PIBID, V Seminário do PROESDE/Licenciaturas e I Seminário do programa Residência Pedagógica na 22a Mostra cientifica da UNIPLAC. Segundo os alunos "este evento foi bastaste significativo para nossa construção do conhecimento. Apresentamos para demais acadêmicos e egressos do curso de música nossas práticas dentro do programa do PIBID. Pudemos compartilhar e trocar experiências, o que agregou muito valor a nossa formação como docente".

Gincana na Escola

Os pibdianos participaram da segunda gincana promovida na EEB Professor Flordoardo Cabral. Segundo eles, "desta vez apenas observamos, percebemos que nossa participação na primeira gincana influenciou para a elaboração das novas provas, sendo que notamos atividades relacionadas a música baseadas nas atividades relacionadas por nós".

Estudantes Visitam Universidade

Os estudantes da escola campo EEB Professor Flordoardo Cabral foram inseridos no ambiente acadêmico, sentiram-se acolhidos e estimulados a seguirem seus estudos. Nessa intervenção os pibidianos fizemos um passeio no Campus da universidade - UNIPLAC com estudantes. Segundo os pibidanos "Nesta intervenção trabalhamos temas musicais como o uso do metrônomo".

LDB, DCN e BNCC

Com a voz os pibidanos do curso de Música e Letras - "No decorrer do programa participamos de vários seminários. Neste foram apresentadas as metodologias adotadas para nossas intervenções e toda a legislação que embasa o ensino de música dentro das escolas regulares, demostrando por meio da Lei de Diretrizes e Bases - LDB, Diretrizes Curriculares Nacionais - DCN e Base Nacional Comum Curricular - BNCC a importância do ensino de música e como o currículo pode ser alterado de acordo com o desenvolvimento da sociedade".

Percussão Alternativa

De acordo com os pibidianos do curso de Música, a percussão alternativa; uma das principais propostas da educação musical é vivenciar o fazer musical. Esta perspectiva vai ao encontro com o pensamento de inúmeros educadores musicais que indicam que a música deve ser sentida e experimentada de todas as formas possíveis. Utilizar instrumentos alternativos é uma ideia que facilita o trabalho onde não temos instrumentos musicais.

Notação Musical Alternativa

Para os pibidianos a introdução a notação musical alternativa é primordial para os estudantes. Nessa atividade eles interagiram e criaram uma canção a partir dos símbolos e figuras geométricas. Após a elaboração cada estudante escreveu no quadro e apresentou sua canção para a turma.

Aniversário da Escola

Aniversário de 64 anos da EEB Professor Flordoardo Cabral, nesse dia os PIBIDIANOS executaram algumas músicas para abrilhantar esse momento tão especial e ajudar nas comemorações.

Gincana na Escola Campo

A gincana foi a primeira intervenção realizada na escola campo EEB Professor Flordoardo Cabral pelos pibidianos do curso de Música e Letras. Foram desenvolvidas várias provas, que por usa vez buscavam trabalhar a área de linguagens de maneira integrada. Promover atividades dentro da gincana nos possibilitou uma maior aceitação dentro do ambiente escolar. A partir disto, equipe técnica e alunos da escola nos acolheram como parte do processo.

Atividade Musical

Atividade musical em que eram executadas músicas no projetor e os alunos tinham que descobrir a alternativa correta, procuramos mesclar e trazer para essa atividade diversos gêneros musicais.

Atividade Musical com Boomwhackers

Atividade musical com Boomwhackers (tubos coloridos com notas e afinações distintas), nessa atividade os alunos tocaram a música brilha brilha estrelinha, através de uma tablatura alternativa sendo que a leitura era feita por meio das cores.

Seminário de Integração na IES

Este seminário teve como foco demostrar parte das vivências do grupo de linguagens formado por estudantes do curso de Licenciatura em Música e de Letras da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC, turma de 2018/01), desenvolvido na Escola EEB Flordoardo Cabral. Os pibidianos apresentaram para os demais integrantes do PIBID o livro o Sentido da Escola e abordaram o ensino de música na disciplina de artes e como a música pode ser trabalhada de forma transversal e integrada, buscando uma aprendizagem significativa

Contação de Histórias

Sentindo a necessidade de despertar o interesse e o gosto dos alunos para a leitura, como um agente integrador ao meio, foi desenvolvido o projeto de contação de histórias na EMEB Suzana Albino França. A história contada é um importante instrumento que contribui para a formação integral do aluno. Quanto mais contato o aluno tiver com a literatura e as narrações, mais instrumentos ele terá para elaborar, organizar e expressar com clareza seus sentimentos e conhecimentos.

História: O grande rabanete

Na EMEB Suzana Albino França foi realizada a contação da história de maneira lúdica, em seguida, houve uma conversa sobre o assunto, uma produção de uma atividade voltada à importância da alimentação saudável e a construção de um rabanete.

História: João e Maria

Nesse dia, na EMEB Suzana Albino França, a contação aconteceu no pátio, estendemos o tapete e decoramos o lugar com um caminho no chão cheio de doces que levava a uma casinha decorada com doces também. O objetivo era contar a história junto com a interação das crianças e fazer relações de acordo com as observações por elas manifestadas durante a contação. E também proporcionar a elas a experiência de contato com o enredo do clássico. Ao final, as crianças foram até a casa de doces e pegaram o que queriam, fazendo jus a história.

História: João e Maria

Nesse dia, a contação aconteceu no pátio, estendemos o tapete e decoramos o lugar com um caminho no chão cheio de doces que levava a uma casinha decorada com doces também.

História: A menina que não gostava de frutas

A história frisava a importância das frutas para nossa saúde e todos os benefícios que trazem ao nosso corpo. A atividade realizada girava em torno das crianças identificarem quais os alimentos saudáveis e os não saudáveis, incentivando assim a consciência sobre certos hábitos. As pibidiana da EMEB Suzana Albino França levaram frutas para as crianças comerem ao fim da atividade.

História: A menina que não gostava de frutas

As crianças concentradas na escuta da história e após a contação contribuíram fizeram perguntas e reflexões.

História: A chapeuzinho vermelho

O objetivo com esta história foi trazer para os dias atuais o resgate dos contos clássicos e ressaltar para as crianças a importância da obediência e das boas maneiras. Todas nós fomos caracterizadas de vermelho para enfatizar a histórias. Ao final da contação, foram realizadas atividades de pintura e alfabetização. Levantando questões importantes com as crianças sobre o enredo e afins.

História: A galinha Ruiva

Na EMEB Suzana Albino França as pibidianas falaram da importância de ajudar os outros, e destacaram importância de cada profissão que é exercida. Usaram fantasias de algumas profissões, trabalharam com vídeo, música e muita conversa com os alunos. APós, todos experimentaram o bolo de milho feito pela dona Galinha na história.

História: Meus cinco sentidos

Com essa história, procuramos aprofundar o conhecimento e a importância dos órgãos sensoriais e suas funções do corpo, estimular o autoconhecimento, aprender a identificar diversos sons, sabores, texturas, imagens e cheiros. Assim como compreender algumas sensações que vivenciamos.  A atividade proposta foi trazer diferentes texturas, objetos para estimular os campos da visão, alimentos e produtos para aguçar o paladar e o olfato. Além de explorar a audição das crianças.

História: Lenda da Gralha azul

Aproveitamos a chegada da Festa do Pinhão, para contar a lenda da gralha azul. Entregamos uma atividade, a qual tiveram que pintar uma gralha conforme entenderam a história.

Lendo e Relendo

Participação da pibidiana da EMEB Suzana Albino França no evento geral do lendo e reelendo.

Projeto Memorial Local

As pibidianas participara do Projeto Memória local, a qual os estudantes da EMEB Suzana Albino França realizaram Entrevistas de pessoas "experientes" na comunidade e fizeram a produções de relatos bibliográficos.

Projeto Soletrando

As pibidianas participaram como jurados do projeto soletrando na EMEB Suzana Albino França.

Natal 2019 - EEB General Jose Pinto Sombra

Na Escola Campo EEB General Jose Pinto Sombra na noite do brilho de natal 2019, com apresentação dos estudantes do ensino fundamental anos iniciais, as acadêmicas auxiliaram na produção dos alunos do 2° ano sob regência da professora preceptora do PIBID.

Encontro PIBID na IES

As pibidianas da Escola Campo EEB General Jose Pinto Sombra na apresentação do Livro Ofício do Professor aos demais acadêmicos participantes do Programa PIBID e Residência Pedagógica.

Mostra Científica na IES

As pibidianas e orientadora da Escola Campo EEB General Jose Pinto Sombra na presentação do Artigo do Apoio Pedagógico, no VI seminário do PIBID, na 22° Mostra Científica da UNIPLAC.

Formação Pedagógica na Escola

Registro das pibidianas participando da formação pedagógica na Escola Campo EEB General Jose Pinto Sombra.

Devolução do Projeto PIBID na escola campo

As pibidianas fazendo a devolução do projeto do PIBID na Escola Campo EEB General Jose Pinto Sombra.

Ação Solidária na APAE

As pibidianas da Escola Campo EEB General Jose Pinto Sombra participaram da ação solidária na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE. Os litros de leite arrecados foram oriundos da Balada Kids realizado na Escola Campo via Projeto do PIBID.

Semana Inclusão e Diversidade

Com o apoio da oreintadora, as pibidianas organizaram e participaram da Semana Inclusão e Diversidade na Escola Campo EEB General Jose Pinto Sombra.

Semana Farroupilha

As pibidianas da Escola Campo EEB General Jose Pinto Sombra em comemoração da semana farroupilha, resgatando um pouco da cultura e história do sul do país. Houve gincana de laço e trajes típicos.

Seminário na IES

As pibidianas da Escola Campo EEB General Jose Pinto Sombra apresentando a síntese do livro Elogio da Escola no encontro do PIBID e Residência Pedagógica.

Páscoa na EEB General Jose Pinto Sombra

Registro de alguns momentos da confraternização da Páscoa 2019. Entrega de cestas de doces feitas pelas pibidianas, para os estudantes do ensino fundamental anos iniciais na EEB General Jose Pinto Sombra.

Semana da Criança

As pibidianas da Escola Campo EEB General Jose Pinto Sombra animadas e preparadas para a Semana da Criança na EEB General Jose Pinto Sombra.

ETAPA

ATIVIDADES

INÍCIO

FIM

Articulação da equipe do Projeto

Seleção dos bolsistas

Encontro inicial

30/07/2018

30/07/2018

06/08/2018

14/08/2018

Formação da Equipe e Planejamento

Reuniões de Planejamento

Grupos de estudo

Desenvolvimento e testagem de material didático

30/07/2018

30/07/2018

24/08/2018

13/12/2019

20/12/2019

13/12/2019

Desenvolvimento de Atividades Formativas e Didático-Pedagógicas nas Escolas

Atividades artísticas

Atividades experimentais

Criação de grupos de expressão étnico racial

Estímulo à produção de conhecimento matemático

Gincanas e olimpíadas do conhecimento

Oficinas e Workshops

Organização de cinema na escola

20/08/2018

20/08/2018

20/08/2018

20/08/2018

20/08/2018

20/08/2018

20/08/2018

13/12/2019

13/12/2019

13/12/2019

13/12/2019

13/12/2019

13/12/2019

13/12/2019

Acompanhamento do projeto

Reuniões do núcleo

Reuniões envolvendo todos os subprojetos
da IES

Avaliação do projeto

23/07/2018

27/08/2018

27/08/2018

20/12/2019

20/12/2019

31/01/2020

Socialização dos resultados

Desenvolvimento de página do projeto na internet

Realização Seminário Institucional de Iniciação à Docência

Publicação de livros, revistas e jornais em meio digital

10/09/2018

10/09/2018

25/02/2019

13/12/2019

13/12/2019

31/12/2019

Noticias
Encerramento do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e do Programa Residência Pedagógica
Na noite de 16/12/2019 aconteceu o encerramento do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e do Programa Residência Pedagógica,......

Noticias
Grupo do PIBID-Música apresenta projeto
No dia 26 de novembro de 2019, aconteceu a devolução dos trabalhos desenvolvidos pelo grupo de bolsistas PIBID do curso de Música da UNIPLAC na Escola......

Noticias
Participação no Seminário Estadual do Proesde Regular encerra as atividades anuais
Estudantes e professores do Proesde Desenvolvimento e Licenciatura Regular da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), participaram do Seminário......

Noticias
VI seminário do PIBID, V Seminário do PROESDE/Licenciaturas e I Seminário do programa Residência Pedagógica
Com o propósito de propiciar trocas de experiências e saberes das pesquisas realizadas nos cursos das licenciaturas, os cursos de Letras, Pedagogia e......

Noticias
Uniplac agora é internacional
Em sua trajetória como a mais antiga instituição de ensino superior do interior de Santa Catarina, a Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac),......

Noticias
Produção Científica
O aluno de 5º ano de Medicina da Uniplac, Jarbas Franceschi, teve o seu artigo científico de pesquisa, “Cardiopatias Congênitas: Identificação em......

Noticias
Equipe da Reitoria da às boas-vindas aos calouros
Estudantes que ingressaram na Uniplac neste primeiro semestre de 2019 estão sendo recepcionados pelo reitor Kaio Amarante e pró-reitores Cristina Keiko......

Noticias
Alunos e professores das Licenciaturas se reúnem para mobilização em prol do PIBID
Estudantes dos cursos de Licenciatura da Uniplac se reuniram com professores nesta terça-feira (23) para realizar um ato em prol da manutenção do......

Noticias
Lançamento de Livros é parte das atrações dos Seminários dos Programas PIBID, PARFOR e PROESDE/Licenciaturas
Diversos Livros, uma Revista e o Jornal PIBID Serrano foram lançados na manhã de hoje (08) durante o Encontro das Licenciaturas Em uma estrutura......

Noticias
Encontro das Licenciaturas promoverá passeata “Avança PIBID” nesta quarta-feira (09)
Passeata é parte da programação do Encontro que está acontecendo em Lages de 07 a 09 de dezembro e conta com dois mil participantes   Nesta......

Noticias
Seminário do Pibid da Região Sul inicia hoje (07) em Lages
Uniplac é a instituição de Ensino Superior anfitriã do evento que deve receber mais de 2 mil participantes    O Seminário do Pibid da Região......

Noticias
Submissões de trabalhos para 1º Pibid/Sul estão abertas
Estão abertas as submissões de trabalhos para o 1º Pibid/Sul – Seminário do Pibid da Região Sul e o Enlicsul – Encontro das Licenciaturas Região......

Noticias
Coordenadora Institucional do Forpibid da Região Sul visitou Uniplac para planejamento de encontro regional
A Coordenadora Institucional do programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID na Uniplac, Profa. Marileia Wolf Tubs e os......

Noticias
PIBID: Encerrado Seminário Integrado envolvendo Licenciaturas, Educação Básica e Mestrados Uniplac
Foi realizado na última semana o encerramento do Seminário Integrado de Licenciaturas, PIBID, Educação Básica e Programas de Mestrado da......

Fone: (49) 3251-1001
E-MAIL: avaliacao@uniplaclages.edu.br
COORDENAÇÃO: Madalena Pereira da Silva
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática