O projeto consiste em incentivar a formação docente em nível superior para a educação básica, inserindo os licenciandos no cotidiano das escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes inovadoras e interdisciplinares que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem. O projeto Institucional tem os seguintes objetivos específicos:
EEB Professor Flordoardo Cabral.
https://data.uniplaclages.edu.br/documentos/4b7740e60eaa1f5982dcf6b26981d61d.pdf
EEB Gen Jose Pinto Sombra.
https://data.uniplaclages.edu.br/documentos/aa69770519beff4b055cc0d62c43f11c.pdf
EMEB Suzana Albino Franca.
https://data.uniplaclages.edu.br/documentos/fbbf48370d2d41777a3d4a474fa431b7.pdf
Os alunos da EEB Professor Flordoardo Cabral estavam se preparando para começar a execução da música O Rei Leão, essa apresentação foi a devolução do trabalho feito durante o PIBID evidenciando a Interdisciplinaridade, coletividade e a interação família/escola/estudantes.
Os pibidianos da EEB Professor Flordoardo Cabral participaram do VI seminário do PIBID, V Seminário do PROESDE/Licenciaturas e I Seminário do programa Residência Pedagógica na 22a Mostra cientifica da UNIPLAC. Segundo os alunos "este evento foi bastaste significativo para nossa construção do conhecimento. Apresentamos para demais acadêmicos e egressos do curso de música nossas práticas dentro do programa do PIBID. Pudemos compartilhar e trocar experiências, o que agregou muito valor a nossa formação como docente".
Os pibdianos participaram da segunda gincana promovida na EEB Professor Flordoardo Cabral. Segundo eles, "desta vez apenas observamos, percebemos que nossa participação na primeira gincana influenciou para a elaboração das novas provas, sendo que notamos atividades relacionadas a música baseadas nas atividades relacionadas por nós".
Os estudantes da escola campo EEB Professor Flordoardo Cabral foram inseridos no ambiente acadêmico, sentiram-se acolhidos e estimulados a seguirem seus estudos. Nessa intervenção os pibidianos fizemos um passeio no Campus da universidade - UNIPLAC com estudantes. Segundo os pibidanos "Nesta intervenção trabalhamos temas musicais como o uso do metrônomo".
Com a voz os pibidanos do curso de Música e Letras - "No decorrer do programa participamos de vários seminários. Neste foram apresentadas as metodologias adotadas para nossas intervenções e toda a legislação que embasa o ensino de música dentro das escolas regulares, demostrando por meio da Lei de Diretrizes e Bases - LDB, Diretrizes Curriculares Nacionais - DCN e Base Nacional Comum Curricular - BNCC a importância do ensino de música e como o currículo pode ser alterado de acordo com o desenvolvimento da sociedade".
De acordo com os pibidianos do curso de Música, a percussão alternativa; uma das principais propostas da educação musical é vivenciar o fazer musical. Esta perspectiva vai ao encontro com o pensamento de inúmeros educadores musicais que indicam que a música deve ser sentida e experimentada de todas as formas possíveis. Utilizar instrumentos alternativos é uma ideia que facilita o trabalho onde não temos instrumentos musicais.
Para os pibidianos a introdução a notação musical alternativa é primordial para os estudantes. Nessa atividade eles interagiram e criaram uma canção a partir dos símbolos e figuras geométricas. Após a elaboração cada estudante escreveu no quadro e apresentou sua canção para a turma.
Aniversário de 64 anos da EEB Professor Flordoardo Cabral, nesse dia os PIBIDIANOS executaram algumas músicas para abrilhantar esse momento tão especial e ajudar nas comemorações.
A gincana foi a primeira intervenção realizada na escola campo EEB Professor Flordoardo Cabral pelos pibidianos do curso de Música e Letras. Foram desenvolvidas várias provas, que por usa vez buscavam trabalhar a área de linguagens de maneira integrada. Promover atividades dentro da gincana nos possibilitou uma maior aceitação dentro do ambiente escolar. A partir disto, equipe técnica e alunos da escola nos acolheram como parte do processo.
Atividade musical em que eram executadas músicas no projetor e os alunos tinham que descobrir a alternativa correta, procuramos mesclar e trazer para essa atividade diversos gêneros musicais.
Atividade musical com Boomwhackers (tubos coloridos com notas e afinações distintas), nessa atividade os alunos tocaram a música brilha brilha estrelinha, através de uma tablatura alternativa sendo que a leitura era feita por meio das cores.
Este seminário teve como foco demostrar parte das vivências do grupo de linguagens formado por estudantes do curso de Licenciatura em Música e de Letras da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC, turma de 2018/01), desenvolvido na Escola EEB Flordoardo Cabral. Os pibidianos apresentaram para os demais integrantes do PIBID o livro o Sentido da Escola e abordaram o ensino de música na disciplina de artes e como a música pode ser trabalhada de forma transversal e integrada, buscando uma aprendizagem significativa
Sentindo a necessidade de despertar o interesse e o gosto dos alunos para a leitura, como um agente integrador ao meio, foi desenvolvido o projeto de contação de histórias na EMEB Suzana Albino França. A história contada é um importante instrumento que contribui para a formação integral do aluno. Quanto mais contato o aluno tiver com a literatura e as narrações, mais instrumentos ele terá para elaborar, organizar e expressar com clareza seus sentimentos e conhecimentos.
Na EMEB Suzana Albino França foi realizada a contação da história de maneira lúdica, em seguida, houve uma conversa sobre o assunto, uma produção de uma atividade voltada à importância da alimentação saudável e a construção de um rabanete.
Nesse dia, na EMEB Suzana Albino França, a contação aconteceu no pátio, estendemos o tapete e decoramos o lugar com um caminho no chão cheio de doces que levava a uma casinha decorada com doces também. O objetivo era contar a história junto com a interação das crianças e fazer relações de acordo com as observações por elas manifestadas durante a contação. E também proporcionar a elas a experiência de contato com o enredo do clássico. Ao final, as crianças foram até a casa de doces e pegaram o que queriam, fazendo jus a história.
Nesse dia, a contação aconteceu no pátio, estendemos o tapete e decoramos o lugar com um caminho no chão cheio de doces que levava a uma casinha decorada com doces também.
A história frisava a importância das frutas para nossa saúde e todos os benefícios que trazem ao nosso corpo. A atividade realizada girava em torno das crianças identificarem quais os alimentos saudáveis e os não saudáveis, incentivando assim a consciência sobre certos hábitos. As pibidiana da EMEB Suzana Albino França levaram frutas para as crianças comerem ao fim da atividade.
As crianças concentradas na escuta da história e após a contação contribuíram fizeram perguntas e reflexões.
O objetivo com esta história foi trazer para os dias atuais o resgate dos contos clássicos e ressaltar para as crianças a importância da obediência e das boas maneiras. Todas nós fomos caracterizadas de vermelho para enfatizar a histórias. Ao final da contação, foram realizadas atividades de pintura e alfabetização. Levantando questões importantes com as crianças sobre o enredo e afins.
Na EMEB Suzana Albino França as pibidianas falaram da importância de ajudar os outros, e destacaram importância de cada profissão que é exercida. Usaram fantasias de algumas profissões, trabalharam com vídeo, música e muita conversa com os alunos. APós, todos experimentaram o bolo de milho feito pela dona Galinha na história.
Com essa história, procuramos aprofundar o conhecimento e a importância dos órgãos sensoriais e suas funções do corpo, estimular o autoconhecimento, aprender a identificar diversos sons, sabores, texturas, imagens e cheiros. Assim como compreender algumas sensações que vivenciamos. A atividade proposta foi trazer diferentes texturas, objetos para estimular os campos da visão, alimentos e produtos para aguçar o paladar e o olfato. Além de explorar a audição das crianças.
Aproveitamos a chegada da Festa do Pinhão, para contar a lenda da gralha azul. Entregamos uma atividade, a qual tiveram que pintar uma gralha conforme entenderam a história.
Participação da pibidiana da EMEB Suzana Albino França no evento geral do lendo e reelendo.
As pibidianas participara do Projeto Memória local, a qual os estudantes da EMEB Suzana Albino França realizaram Entrevistas de pessoas "experientes" na comunidade e fizeram a produções de relatos bibliográficos.
As pibidianas participaram como jurados do projeto soletrando na EMEB Suzana Albino França.
Na Escola Campo EEB General Jose Pinto Sombra na noite do brilho de natal 2019, com apresentação dos estudantes do ensino fundamental anos iniciais, as acadêmicas auxiliaram na produção dos alunos do 2° ano sob regência da professora preceptora do PIBID.
As pibidianas da Escola Campo EEB General Jose Pinto Sombra na apresentação do Livro Ofício do Professor aos demais acadêmicos participantes do Programa PIBID e Residência Pedagógica.
As pibidianas e orientadora da Escola Campo EEB General Jose Pinto Sombra na presentação do Artigo do Apoio Pedagógico, no VI seminário do PIBID, na 22° Mostra Científica da UNIPLAC.
Registro das pibidianas participando da formação pedagógica na Escola Campo EEB General Jose Pinto Sombra.
As pibidianas fazendo a devolução do projeto do PIBID na Escola Campo EEB General Jose Pinto Sombra.
As pibidianas da Escola Campo EEB General Jose Pinto Sombra participaram da ação solidária na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE. Os litros de leite arrecados foram oriundos da Balada Kids realizado na Escola Campo via Projeto do PIBID.
Com o apoio da oreintadora, as pibidianas organizaram e participaram da Semana Inclusão e Diversidade na Escola Campo EEB General Jose Pinto Sombra.
As pibidianas da Escola Campo EEB General Jose Pinto Sombra em comemoração da semana farroupilha, resgatando um pouco da cultura e história do sul do país. Houve gincana de laço e trajes típicos.
As pibidianas da Escola Campo EEB General Jose Pinto Sombra apresentando a síntese do livro Elogio da Escola no encontro do PIBID e Residência Pedagógica.
Registro de alguns momentos da confraternização da Páscoa 2019. Entrega de cestas de doces feitas pelas pibidianas, para os estudantes do ensino fundamental anos iniciais na EEB General Jose Pinto Sombra.
As pibidianas da Escola Campo EEB General Jose Pinto Sombra animadas e preparadas para a Semana da Criança na EEB General Jose Pinto Sombra.
ETAPA |
ATIVIDADES |
INÍCIO |
FIM |
Articulação da equipe do Projeto |
Seleção dos bolsistas Encontro inicial |
30/07/2018 30/07/2018 |
06/08/2018 14/08/2018 |
Formação da Equipe e Planejamento |
Reuniões de Planejamento Grupos de estudo Desenvolvimento e testagem de material didático |
30/07/2018 30/07/2018 24/08/2018 |
13/12/2019 20/12/2019 13/12/2019 |
Desenvolvimento de Atividades Formativas e Didático-Pedagógicas nas Escolas |
Atividades artísticas Atividades experimentais Criação de grupos de expressão étnico racial Estímulo à produção de conhecimento matemático Gincanas e olimpíadas do conhecimento Oficinas e Workshops Organização de cinema na escola |
20/08/2018 20/08/2018 20/08/2018 20/08/2018 20/08/2018 20/08/2018 20/08/2018 |
13/12/2019 13/12/2019 13/12/2019 13/12/2019 13/12/2019 13/12/2019 13/12/2019 |
Acompanhamento do projeto |
Reuniões do núcleo Reuniões envolvendo todos os subprojetos Avaliação do projeto |
23/07/2018 27/08/2018 27/08/2018 |
20/12/2019 20/12/2019 31/01/2020 |
Socialização dos resultados |
Desenvolvimento de página do projeto na internet Realização Seminário Institucional de Iniciação à Docência Publicação de livros, revistas e jornais em meio digital |
10/09/2018 10/09/2018 25/02/2019 |
13/12/2019 13/12/2019 31/12/2019 |