Uniplac - Graduação - Psicologia - Estágio nas Organizações de Saúde II - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Psicologia

ESTRUTURA CURRICULAR

Psicologia - Par784/17

PROFESSOR

Anne Caroline da Silva, Maria Dulce de Franca, Estela Maris Camargo Bernardelli, Priscila Schneider


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Estágio nas Organizações de Saúde II

0-17565

4

80


EMENTA

Diagnóstico, planejamento, execução e avaliação de atividades do psicólogo em organizações de saúde.


OBJETIVO GERAL

Intervir sobre processos psicológicos de organizações de Saúde, de forma a atender suas necessidades de maneira consistente com os critérios éticos e técnicos da profissão.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Identificar necessidades e possibilidades de atuação profissional do psicólogo no âmbito de uma organização de Saúde; - Planejar intervenção na organização de Saúde, explicitando etapas, procedimentos, recursos humanos e materiais necessários para modificar variáveis envolvidas na situação objeto de intervenção; - Intervir e registrar sistematicamente informações e indicadores relevantes relacionados à situação objeto da intervenção; - Avaliar o conjunto dos trabalhos de intervenção em organizações de Saúde realizados, considerando os segmentos e aspectos envolvidos em uma interação sistêmica de uma organização de saúde.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1. Diagnóstico e Planejamento de atividades características do exercício profissional do psicólogo no contexto de saúde em geral.
1.1. Roteiro de Inserção nos Locais de Estágio
1.2. Fichas de Registro;
1.3. Levantamento de necessidades da população-alvo;
1.4. Projeto de Intervenção;

30

2

2. Execução de atividades características do exercício profissional do psicólogo no contexto de saúde em geral.
2.1. Apresentação do Projeto para as equipes;
2.2. Realização das Intervenções nos Locais de Estágio;

30

3

3. Avaliação de atividades características do exercício profissional do psicólogo no contexto de saúde em geral.
3.1. Avaliação do processo de estágio
3.1.2. Avaliação das atividades realizadas;
3.1.3. Avaliação dos discentes e docentes;
3.1.4. Avaliação dos locais de estágio.- Necessidades junto às redes de atenção à saúde.

20

 

TOTAL DE HORAS

80 h

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Estudo de Textos; Construção de diários de campo, projeto e relatório de intervenção.


Estratégias:AED - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ET – Estudo de Texto; DF – Discussão de Filme; TI - Trabalho Individual; OBS – Observação no local de estágio; OR – Orientações dos grupos de estágio; SE- Seminário sobre atividades de estágio; PN- Problematização de notícias de saúde; Trabalho em grupo.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Diários de Campo – entregues semanalmente; Nos diários os alunos deverão relatar com clareza os fenômenos observados e as atividades realizadas, identificar necessidades de intervenção e demonstrar compreensão e interpretação das situações vivenciadas no estágio em conformidade com as teorias adotadas, bem como propor intervenções coerentes com as demandas e necessidades apresentadas. Relatório de Estágio – ao final do semestre (elaboração acompanhada ao longo do semestre) - os alunos deverão relatar com clareza os fenômenos observados e as atividades realizadas, identificar necessidades de intervenção e demonstrar compreensão e interpretação das situações vivenciadas no estágio em conformidade com as teorias adotadas, bem como propor intervenções coerentes com as demandas e necessidades apresentadas. Avaliação do processo de estágio (ficha de avaliação: orientador, supervisor local e aluno): Articulação teórico-prática (leituras realizadas sobre os temas e sobre as práticas vivenciadas no estágio, análise e interpretação dos fenômenos psicológicos no campo de estágio).

HABILIDADES

Diários de Campo – demonstrar a aplicação dos conhecimentos e técnicas psicológicas em conformidade com a realidade apresentada no campo de estágio e pacientes. Projeto/Relatório de Estágio – demonstrar a aplicação dos conhecimentos e técnicas psicológicas em conformidade com a realidade apresentada no campo de estágio e pacientes. Linguagem científica (norma culta); Avaliação do processo de estágio (ficha de avaliação: orientador, supervisor local e aluno): Utilização de técnicas e instrumentos do exercício profissional do psicólogo (o estagiário demonstrou organização, sistematização e competências técnicas em Psicologia nas atividades de estágio); Cumprimento e desempenho dos planos de trabalho do estágio combinados entre o estagiário e o professor-orientador.

ATITUDES

Diários de Campo – demonstrar cuidado ético com as informações coletadas e avaliações e atividades realizadas; Relatório de Estágio – demonstrar cuidado ético com as informações coletadas e avaliações e atividades realizadas; Avaliação do processo de estágio (ficha de avaliação: orientador, supervisor local e aluno): Assiduidade e pontualidade no local de estágio e orientações; estabelecimento de vínculo profissional e relação interpessoal assertiva, afetiva e adequada; Manejo e dissociação instrumental com os pacientes (capacidade de autoconhecimento, entendimento das motivações inconscientes, ansiedades e mecanismos de defesa, capacidade de enfrentamento das situações adversas e manejo adequado das próprias ansiedades); Postura ético-profissional (trato das informações, responsabilidade com a tarefa e com a instituição, respeito à equipe e clientela, devoluções, comunicação formal, disposição em aprender coisas novas, flexibilidade etc.); manejo adequado das próprias ansiedades; Criatividade e autonomia no planejamento das atividades; Cumprimento dos procedimentos burocráticos solicitados (formulários, fichas, recibos...); cumprimento dos prazos.

OUTRAS

Trabalhos que forem total ou parcialmente copiados de outros acadêmicos, de fontes bibliográficas ou da internet não serão avaliados.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Estágio e Orientação (Profª. Orientadora)

1,2,3

x

x

x

1.5

A definir

Diário de campo

1,2,3

x

x

x

2.0

A definir

Estágio (Supervisor local)

1,2,3

x

x

x

1.0

A definir

Relatório/artigo

1,2,3

x

x

x

4.0

22/11/2023

Seminário de Estágio

1,2,3

x

x

x

1.5

07/11/2023


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

MIOTTO, Eliane Correa. Reabilitação neuropsicológica e intervenções comportamentais. Rio de Janeiro: Roca, 2015. 1 recurso online. ISBN 978-85-277-2722-8.

2

BAPTISTA, Makilim Nunes; BAPTISTA, Rosana Righetto Dias; BAPTISTA, Adriana Said Daher. Psicologia hospitalar: teoria, aplicações e casos clínicos. 3. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788527733557.

3

BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Bem-estar e saúde mental. São Paulo: Expressa, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786587958255.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

AMARANTE, Paulo. Saúde mental e arte: práticas, saberes e debates. São Paulo: Zagodoni, 2012. 221p. ISBN 9788564250345

2

ZURBA, Magda do Canto. Psicologia e saúde coletiva. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2011. 236p. ISBN 9788562946134

3

KERNKRAUT, Ana Merzel; SILVA, Ana Lucia Martins da; GIBELLO, Juliana. O psicólogo no hospital. São Paulo: Blucher, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788521211907.

4

FICHMAN, Helenice Charchat (ed.). Neuropsicologia clínica. Barueri: Manole, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786555763157.

5

LOUREIRO, Júlia Cunha; PAIS, Marcos Vasconcelos; FORLENZA, Orestes Vicente (org.). Práticas para a saúde mental do cuidador. Barueri: Manole, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786555764345.

obs:REFERÊNCIAS TÉCNICAS EM PSICOLOGIA (CREPOP) Conselho Federal de Psicologia (Brasil). Referências técnicas para atuação de psicólogas (os) no CAPS — Centro de Atenção Psicossocial / Conselho Federal de Psicologia, Conselhos Regionais de Psicologia, Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas – ed. rev. — Brasília: CFP , 2O22. Conselho Federal de Psicologia (Brasil). Referências técnicas para atuação de psicólogas(os) nos serviços hospitalares do SUS / Conselho Federal de Psicologia, Conselhos Regionais de Psicologia e Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas. 1. ed. Brasília : CFP, 2019. Conselho Federal de Psicologia (Brasil). Referências técnicas para atuação de psicólogas(os) na atenção básica à saúde / Conselho Federal de Psicologia, Conselhos Regionais de Psicologia e Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas. 2. ed. Brasília: CFP, 2019.

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática