Professor da Uniplac fará capacitação em Engenharia no Japão

O professor Luciano Campos Rodrigues, da Universidade do Planalto Catarinense, foi contemplado com uma bolsa da agência de capacitação da Universidade de Fukuoka, no Japão. Das oito vagas destinadas para a América Latina, apenas uma ficou para o Brasil. A bolsa da universidade japonesa pretende capacitar engenheiros que trabalham em países do terceiro mundo, buscando contribuir com o setor industrial no combate ao desperdício. Direcionado a latinos, o curso será ministrado em espanhol. A duração do curso é de quatro meses, totalizando 400 horas. O curso abrange aulas de mecânica elétrica, manutenção industrial, controle de qualidade, controle do processo e a parte conceitual da produção limpa em processo industrial, uma tendência atual, recomendada pela Organização das Nações Unidas (ONU). Dentro da programação estão agendadas visitas a fábricas da multinacionais Mitsubishi, Nissan e Thoshiba e uma visita à Companhia de Águas da Região de Fukiika. Os participantes do curso ficarão hospedados no Centro de Recepção para Estrangeiros, onde anualmente são disponibilizados vários cursos para bolsistas dos países escolhidos. O professor Luciano Campos pretende aproveitar essa oportunidade para aprimorar técnicas e conhecimentos e aplicá-los quando retornar ao Brasil. Essa é a segunda vez que ele participa de cursos de capacitação no Japão: na primeira oportunidade, ficou seis meses na cidade de Hachioji, localizada a uma hora de trem de Tóquio. Para Luciano, é fundamental continuar estudando sempre. “Hoje, mais do que nunca, reciclar-se é o caminho para continuar competitivo”, completa. Atualmente Luciano Rodrigues é coordenador do curso de Tecnologia em Operações de Processos Industriais Eletromecânicos (TOPIE), parceria da Uniplac com o Senai.