Uniplac - Graduação - Educação Física - Gestão de Processos Esportivos - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Educação Física

ESTRUTURA CURRICULAR

Educação Física - Bacharelado Par769/17

PROFESSOR

Paulo Roberto Alves Falk


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Gestão de Processos Esportivos

0-18061

2

40


EMENTA

Gestão e Marketing esportivo. Empreendedorismo. Legislação na Educação Física e Esportes. Código de Ética do profissional de Educação Física.


OBJETIVO GERAL

Proporcionar ao acadêmico conhecimentos teórico-práticos relacionados à gestão e legislação em Educação Física para aplicação futura em sua profissão.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1 - Esclarecer os conceitos e dimensões da Gestão esportiva e suas aplicações práticas. 2- Desenvolver a criatividade dos futuros profissionais, através do conhecimento de ações e inovações do Marketing. 3- Proporcionar o contato dos alunos com teorias diversas sobre a área de gestão e legislação em Educação Física. 4- Conceituar empreendedorismo e demonstrar sua importância e possibilidades no mercado de trabalho da Educação Física. 5- Apresentar habilidades, conhecimentos e atitudes para a elaboração de projetos e organização de eventos. 6- Debater e enfatizar sobre a postura ética e de boa conduta na profissão.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

GESTÃO ESPORTIVA
1.1 CONCEITOS E HISTÓRIA DA GESTÃO ESPORTIVA
1.2 DIMENSÕES DA GESTÃO ESPORTIVA
1.3 FERRAMENTAS DE GESTÃO
1.4 A GESTÃO ESPORTIVA NAS UNIVERSIDADES
1.5 GESTÃO DE PESSOAS
1.6 GESTÃO DE RECURSOS
1.7 GESTÃO DE PROJETOS
1.8 GESTÃO DO CONHECIMENTO

10

2

MARKETING ESPORTIVO
2.1 CONCEITOS
2.2 APLICAÇÕES PRÁTICAS
2.3 MARKETING COMO FERRAMENTA DE VENDAS DE PRODUTOS E SERVIÇOS ESPORTIVOS E DE SAÚDE

4

3

LEGISLAÇÃO ESPORTIVA
3.1 A LEGISLAÇÃO ATUAL E SUAS APLICAÇÕES

4

4

EMPREENDEDORISMO E MERCADO DE TRABALHO
4.1 CONCEITOS
4.2 PRÁTICAS EMPREENDEDORAS
4.3 CASES DE SUCESSO EM EMPREENDEDORISMO ESPORTIVO
4.4 IMPORTÂNCIA DE EMPREENDER NO ESPORTE E NA EDUCAÇÃO FÍSICA
4.5 O MERCADO DE TRABALHO ATUAL NA EDUCAÇÃO FÍSICA

6

5

PLANEJAMENTO E ELABORAÇÃO DE PROJETOS
5.1 CONCEITOS
5.2 APLICAÇÃO PRÁTICA DOS CONCEITOS
5.3 A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO
5.4 GESTÃO DE PROJETOS
5.5 UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS DE GESTÃO E MARKETING NA CAPTAÇÃO DE RECURSOS PARA PROJETOS.
5.6 CRIAÇÃO DE UM PROJETO DENTRO DE UMA DAS DIMENSÕES DA GESTÃO ESPORTIVA.

12

6

CÓDIGO DE ÉTICA DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA
6.1 ÉTICA E SEUS CONCEITOS
6.2 CÓDIGO DE ÉTICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
6.3 ÉTICA E SUA UTILIZAÇÃO NA PRÁTICA
6.4 ÉTICA E BOA CONDUTA NA PRÁTICA PROFISSIONAL

4

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:AExD – Aula expositiva e dialogada ARM – Aula com recursos multimídia AP – Aula Prática OE- Organização de evento PCC – Prática como componente curricular.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Domínio e compreensão dos conteúdos relacionados à gestão em Educação Física e legislação vigente.

HABILIDADES

Relacionar conteúdos que permitam a execução de projetos esportivos na prática. Efetuar ações de marketing específicos à E.F. e à área esportiva. Utilização de ferramentas de gestão na organização e realização de eventos esportivos. Entender sobre empreendedorismo e o mercado de trabalho atual da Educação Física.

ATITUDES

Comprometimento, interação em grupo, assiduidade, dedicação e pontualidade. Promover seu autodesenvolvimento e contribuir com a construção do conhecimento. Ter postura ética e respeitar as diferenças. Responsabilidade para com tarefas individuais e coletivas. Respeito ao material de aulas.

OUTRAS

Abertura ao diálogo e discussão. Participação efetiva em Seminários.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

todas

x

x

x

2.0

A definir

Portfólio Acadêmico

todas

2.0

A definir

Trabalho Individual

1,2

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir

Seminário sobre produtos

todas

x

x

x

2.0

A definir

Prova teórica I

3,4,5,6

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

MAZZEI, Leandro Carlos; BASTOS, Flávia da Cunha. Gestão do esporte no Brasil: desafios e perspectivas. São Paulo: Icone Editora, 2012. ISBN 9788527411929.

2

MATTOS, Joãoo Roberto Loureiro; GUIMARÃES, Leonam dos Santos. Gestão da tecnologia e inovação: uma abordagem prática. São Paulo: Editora Saraiva, 2005. 278 p. ISBN 8502049887

3

SORDI, José Osvaldo de. Gestão por processos: uma abordagem da moderna administração. São Paulo: Editora Saraiva, 2005. 223 p. ISBN 850205047


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

CARNEGIE, Dale. Como falar em público e influenciar pessoas no mundo dos negócios. 42.ed. Rio de Janeiro: Dist. Record De Serviços De Imprensa S.a., 2004. 220 p. ISBN 8501000892

2

RIBEIRO, Antônio de Lima. Gestão de pessoas. São Paulo: Editora Saraiva, 2006. 310 p. ISBN 8502049852

3

VALERIANO, Dalton. Moderno gerenciamento de projetos. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005. 254 p. ISBN 8576050390

4

MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 4.ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. 720 p. ISBN 8536306505

5

BRASIL. Legislação desportiva. Brasília: Ministério da Educação e Cultura, [19--]. 161 p. 9868

6

VARGAS, Angelo. Direito e legislação desportiva: uma abordagem no universo dos profissionais de educação física. Brasília: Conselho Federal de Educação Física, 2017. ISBN 9788561892098.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática