PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Educação Física |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Educação Física - Bacharelado Par769/17 |
PROFESSOR |
Paulo Roberto Alves Falk |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Gestão de Processos Esportivos |
0-18061 |
8º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Gestão e Marketing esportivo. Empreendedorismo. Legislação na Educação Física e Esportes. Código de Ética do profissional de Educação Física. |
OBJETIVO GERAL |
Proporcionar ao acadêmico conhecimentos teórico-práticos relacionados à gestão e legislação em Educação Física para aplicação futura em sua profissão. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1 - Esclarecer os conceitos e dimensões da Gestão esportiva e suas aplicações práticas. 2- Desenvolver a criatividade dos futuros profissionais, através do conhecimento de ações e inovações do Marketing. 3- Proporcionar o contato dos alunos com teorias diversas sobre a área de gestão e legislação em Educação Física. 4- Conceituar empreendedorismo e demonstrar sua importância e possibilidades no mercado de trabalho da Educação Física. 5- Apresentar habilidades, conhecimentos e atitudes para a elaboração de projetos e organização de eventos. 6- Debater e enfatizar sobre a postura ética e de boa conduta na profissão. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
GESTÃO ESPORTIVA |
10 |
2 |
MARKETING ESPORTIVO |
4 |
3 |
LEGISLAÇÃO ESPORTIVA |
4 |
4 |
EMPREENDEDORISMO E MERCADO DE TRABALHO |
6 |
5 |
PLANEJAMENTO E ELABORAÇÃO DE PROJETOS |
12 |
6 |
CÓDIGO DE ÉTICA DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
4 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Estratégias:AExD – Aula expositiva e dialogada ARM – Aula com recursos multimídia AP – Aula Prática OE- Organização de evento PCC – Prática como componente curricular. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Domínio e compreensão dos conteúdos relacionados à gestão em Educação Física e legislação vigente. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Relacionar conteúdos que permitam a execução de projetos esportivos na prática. Efetuar ações de marketing específicos à E.F. e à área esportiva. Utilização de ferramentas de gestão na organização e realização de eventos esportivos. Entender sobre empreendedorismo e o mercado de trabalho atual da Educação Física. |
|||||||||||
ATITUDES |
Comprometimento, interação em grupo, assiduidade, dedicação e pontualidade. Promover seu autodesenvolvimento e contribuir com a construção do conhecimento. Ter postura ética e respeitar as diferenças. Responsabilidade para com tarefas individuais e coletivas. Respeito ao material de aulas. |
|||||||||||
OUTRAS |
Abertura ao diálogo e discussão. Participação efetiva em Seminários. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa |
todas |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Portfólio Acadêmico |
todas |
|
|
|
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Trabalho Individual |
1,2 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Seminário sobre produtos |
todas |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Prova teórica I |
3,4,5,6 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
MAZZEI, Leandro Carlos; BASTOS, Flávia da Cunha. Gestão do esporte no Brasil: desafios e perspectivas. São Paulo: Icone Editora, 2012. ISBN 9788527411929. |
|||||||||||
2 |
MATTOS, Joãoo Roberto Loureiro; GUIMARÃES, Leonam dos Santos. Gestão da tecnologia e inovação: uma abordagem prática. São Paulo: Editora Saraiva, 2005. 278 p. ISBN 8502049887 |
|||||||||||
3 |
SORDI, José Osvaldo de. Gestão por processos: uma abordagem da moderna administração. São Paulo: Editora Saraiva, 2005. 223 p. ISBN 850205047 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
CARNEGIE, Dale. Como falar em público e influenciar pessoas no mundo dos negócios. 42.ed. Rio de Janeiro: Dist. Record De Serviços De Imprensa S.a., 2004. 220 p. ISBN 8501000892 |
|||||||||||
2 |
RIBEIRO, Antônio de Lima. Gestão de pessoas. São Paulo: Editora Saraiva, 2006. 310 p. ISBN 8502049852 |
|||||||||||
3 |
VALERIANO, Dalton. Moderno gerenciamento de projetos. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005. 254 p. ISBN 8576050390 |
|||||||||||
4 |
MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 4.ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. 720 p. ISBN 8536306505 |
|||||||||||
5 |
BRASIL. Legislação desportiva. Brasília: Ministério da Educação e Cultura, [19--]. 161 p. 9868 |
|||||||||||
6 |
VARGAS, Angelo. Direito e legislação desportiva: uma abordagem no universo dos profissionais de educação física. Brasília: Conselho Federal de Educação Física, 2017. ISBN 9788561892098. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |