Uniplac no BRITE and OPEN Alumni Seminar

O professor Rodrigo Ogliari, do curso de Letras da Uniplac, participou recentemente do BRITE and OPEN Alumni Seminar, do RELO Office (Escritório Regional de Língua Inglesa), ligado a Embaixada Americana no Brasil. O Seminário ocorreu na ABA (Associação BrasileiraóAmérica) – Recife, PE, com 83 participantes de diversos estados brasileiros. Santa Catarina teve apenas um representante, no evento.

Em termos gerais, o Seminário visou validar o senso de comunidade que foi concebido em programas anteriores, de cursos pela plataforma online da organização, enquanto provém os participantes com oportunidades de aprofundar seus conhecimentos e práticas em diversos campos do Ensino de Língua Inglesa. Os tópicos principais tópicos discutidos no evento foram: trabalhar com adolescentes e suas particularidades na sala de aula, exploração de práticas que promovem um ambiente de aprendizado seguro, aprofundamento na aplicação dos conceitos da BNCC no aprendizado de linguagens, experenciar ferramentas Maker a serem usadas na sala de aula, entre outros. Como resultado das práticas durante o seminário, a ideia é que os participantes espalhem os ensinamentos em seus estados e cidades, fazendo com que o maior número possível de pessoas seja beneficiado pelo aprendizado. As oficinas foram ministradas por professores americanos e também por brasileiros que trabalham em centros de línguas ligados à Embaixada Americana.

Foi um excelente evento para reflexão sobre nossas práticas diárias nas instituições de ensino, bem como uma grande oportunidade de aprender e iniciar o trabalho com ferramentas novas como plataformas de ensino online gratuitas (Flipgrid, Duolingo School, etc) e ainda formas criativas para incluir possibilidades que estão em alta no mundo digital, como o chat GPT, no ambiente de ensino de línguas. "Fiquei muito contente em ter sido selecionado como representante de Santa Catarina e volto do evento com muitas ideias e possibilidades em mente para colocar em prática nas aulas", comenta Rodrigo.

Publicado em 14/05/2024.